Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Caças da OTAN escoltam aviões russos sobre Báltico

Aviões de combate da OTAN escoltaram na semana passada aeronaves da Rússia na região do Báltico, comunicou na segunda-feira (17) o Ministério da Defesa da Lituânia.


Sputnik

"De 10 a 16 de setembro, caças da Força Aérea da OTAN, que cumprem uma missão de policiamento aéreo nos países bálticos, decolaram uma vez rumo ao espaço aéreo internacional sobre o mar Báltico para escoltar aviões militares da Rússia", refere a nota.

Caça F-16 da OTAN
F-16 da OTAN © AP Photo / Mindaugas Kulbis

Como os países bálticos não têm aviões capazes de realizar patrulhamento aéreo, a aviação de vários países da Aliança Atlântica efetua, a partir de 2004, o patrulhamento rotativo dos países bálticos.

Desde setembro, a missão da OTAN na Letônia é realizada pela Força Aérea da Bélgica com seus caças F-16 Fighting Falcon.

O Ministério da Defesa russo declarou várias vezes que todos os voos da Força Aeroespacial da Rússia cumprem rigorosamente as normas internacionais de uso do espaço aéreo sobre as águas neutras, sem violar as fronteiras de outros países.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas