Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Militares juntam-se à polícia em protesto dos "coletes amarelos". Há 31 detidos

Os militares da operação antiterrorista "Sentinela" foram mobilizados para proteger as principais instituições francesas. Ao final da manhã, os coletes amarelos eram ainda em pequeno número na capital e quase invisíveis entre a população.
Diário de Notícias

As forças armadas francesas juntaram-se à polícia, este sábado, em Paris, para enfrentar o 19º fim de semana consecutivo de protestos dos coletes amarelos contra o governo do presidente Emmanuel Macron. Ao final da manhã, com os locais habituais de manifestação interditos e o reforço militar junto às principais instituições francesas, os "coletes amarelos" passavam quase despercebidos entre turistas e parisienses.

Segundo a Reuters, o governo francês decidiu mobilizar os militares da operação antiterrorista "Sentinela", depois de ter proibido os manifestantes de se reunirem nos Campos Elísios, onde no último fim de semana dezenas de lojas foram destruídas e algumas completamente pilhadas.

Além da presença …

Descubra por que novo rifle russo é a melhor arma silenciosa do mundo

Poderoso, silencioso e preciso – os engenheiros russos desenvolveram mais uma modificação do rifle MTs-116M, dessa vez compatível com munições silenciosas.


Sputnik

É pouco provável que a nova arma seja produzida em massa: trata-se de uma arma projetada para funções específicas. Analistas ocidentais já designaram o rifle como "extremamente perigoso". A Sputnik lhe apresenta as possibilidades que a arma oferece para um atirador de elite.

Rifle MTs-116M
Rifle MTs-116M © Foto: Vitaly V. Kuzmin

Munição "astuta"

A principal diferença entre o novo MTs-116M e a maioria de seus concorrentes é o disparo com uma munição silenciosa de 12,7 mm de calibre. Esta é uma munição do tipo fechada, proporcionando uma relativa ausência de ruído e de chama devido ao bloqueio dos gases da pólvora dento do cartucho.

Quando disparados, os gases da pólvora agem sobre o pistão, dando aceleração inicial à bala. Então o pistão se desloca para a frente e se fixa na parte dianteira do cartucho, bloqueando os gases da pólvora, que são gradualmente libertados através de folgas microscópicas. Este projeto envolve o uso de uma bala de peso aumentado e de uma pequena quantidade de pólvora, o que afeta diretamente o alcance e a balística.

Arma de propósito específico

"Este rifle permite resolver de modo silencioso e eficaz questões que são impossíveis para armas de calibres normais com dispositivos silenciadores […] O rifle é eficaz em distâncias de até 400 metros. Sua principal vantagem é a ausência de ruído, uma característica que é muito importante do ponto de vista da tática de combate e das condições de sua aplicação especial, o que permite repetir o tiro ou retirar-se furtivamente da posição", explicou o editor-chefe da revista Kalashnikov, Mikhail Degtyarev.

As subunidades de operações especiais estão atualmente armadas com uma grande variedade de armas de precisão – desde o antigo rifle SVD soviético ao austríaco Mannlicher. No entanto, a grande maioria desses fuzis não consegue atingir eficazmente um alvo bem protegido de modo silencioso, ou seja, com um silenciador.

"O rifle MTs-116M é adequado apenas para atiradores especialmente treinados na execução de tarefas específicas, e em nenhum caso o MTs-116 se tornará a principal arma dos atiradores especiais", acrescentou.

É claro que a modificação do MTs-116M com munição silenciosa não será produzida em massa. Especialistas acreditam que somando todas as características desse rifle, a arma não tem análogos diretos nem na Rússia nem no resto do mundo.

Passado esportivo

O novo rifle silencioso foi criado com base no rifle de 7,62 mm. Seu protótipo é um rifle esportivo MTs-116, cujo modelo de combate foi desenvolvido em 1997, fazendo adaptações e modificações ao projeto.

Segundo o desenvolvedor, o alcance efetivo do rifle não automático com recarga manual e municiamento de carregador é de até 700 m. Um rifle de 1.250 mm de comprimento pesa apenas 6,5 kg. O carregador está projetado para cinco ou dez cartuchos. O MTs-116M está equipado com um pesado cano estriado de 660 mm de comprimento e equipado com uma mira telescópica.

O rifle é facilmente adaptado às particularidades anatômicas do franco-atirador, que pode corrigir o esforço do disparo, a posição e o comprimento do curso do gatilho.

A munição padrão é de 7,62x54 mm. Com substituição do cano, o rifle pode ser equipado com cartuchos de 7,62х51 do padrão da OTAN. O MTs-116M é adotado por grupos limitados dos serviços especiais russos e algumas unidades especiais da Defesa russa. São conhecidos casos de uso do rifle no conflito sírio. É possível visualizar na Internet muitas fotos de militares do Exército sírio armados com o MTs-116M.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas