Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Mídia europeia explica como sistema russo S-400 se tornou 'hit de exportações'

Os sistemas russos de defesa antiaérea S-400 têm gerado cada vez mais interesse por parte dos outros países e se tornaram mesmo um "hit de exportações" no mercado internacional de armamentos, opina a mídia alemã.
Sputnik

Segundo escreveu o jornal Die Welt, a China adquiriu este sistema em janeiro deste ano, a Turquia irá recebê-lo no ano que vem e, em outubro passado, a Índia passou também a estar entre os importadores desta arma, assinando um contrato no valor de mais de 5 bilhões de dólares (quase 19 bilhões de reais) com a empresa estatal russa de exportação de armas.


Em opinião dos especialistas citados pela edição, no que tange às características técnicas, os complexos S-400 superam os análogos norte-americanos. Em particular, os S-400 são capazes de eliminar alvos diferentes em altitudes de até 30 quilômetros, em um raio de 400 quilômetros, podendo ser equipados com mísseis de alcances diferentes.

Já o conhecido sistema norte-americano Patriot, instalado inclusive na Europ…

Donetsk acusa tropas ucranianas de terem criado agrupamento para atacar milícias

As Forças Armadas ucranianas formaram em Donbass um agrupamento de choque para atacar a autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), declara o representante oficial do comando operacional da RPD, Eduard Basurin.


Sputnik

Segundo Basurin, o agrupamento consiste de brigadas de fuzileiros navais e de tropas aerotransportadas, de unidades de uma brigada de infantaria de montanha e de uma brigada de infantaria motorizada, bem como de artilharia. Ele acrescenta que está planejado que o ataque seja lançado nas áreas das povoações de Kominternovo e Shirokino, em direção a Novoazovsk e a outras povoações do sul da RPD.

Milícias da autoproclamada República Popular de Donetsk deixam suas posições durante retirada do povoado de Petrovskoe, a 50 quilômetros de Donetsk, em 3 de outubro de 2016
Milicianos de Donetsk © AFP 2018 / Aleksey FILIPPOV

"O número total de destacamentos e unidades militares ultrapassa 12 mil efetivos", ressalta ele.

O resultado da operação deveria ser atingir a fronteira com a Rússia, declara o representante do comando operacional.

Na véspera, Basurin anunciou que os militares estão posicionando o agrupamento de combate na direção de Mariupol. Além disso, eles transferiram artilharia para a área da povoação de Rozovka, controlada por Kiev. Ele assinalou que, em caso de agravamento sério da situação, Donetsk poderia mobilizar reservistas.

O conflito no Leste da Ucrânia dura há mais de quatro anos. A questão da resolução da situação na região é discutida no âmbito de encontros do grupo de contato em Minsk, que já adotou três acordos para pôr fim à guerra no Leste da Ucrânia. Porém, os tiroteios continuam. Segundo os últimos dados, o conflito já resultou em 10 milhares de mortos e cerca de 25 milhares de feridos, mais 1,5 milhão de pessoas se viram obrigadas a abandonar suas casas.

Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas