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Fuzileiros Navais do Brasil e dos EUA ratificam acordo de cooperação

Diálogo conversou com o Contra-Almirante (FN) da Marinha do Brasil (MB) Nélio de Almeida para conhecer detalhes dessa parceria
Por Marcos Ommati | Diálogo Américas | Poder Naval

Criar mais oportunidades de intercâmbio de conhecimento e treinamento combinado entre os Fuzileiros Navais do Brasil e dos Estados Unidos. Este é o objetivo principal de um plano de cinco anos ratificado em fevereiro de 2019 entre os representantes de ambas as forças, o Contra-Almirante (FN) da Marinha do Brasil Nélio de Almeida, comandante do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) do Brasil e presidente nacional da Associação de Veteranos desta força, e o Contra-Almirante Michael F. Fahey III, comandante do Corpo de Fuzileiros Navais Sul dos EUA (MARFORSOUTH, em inglês). O C Alte Nélio recebeu Diálogo em seu escritório na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, para dar detalhes do acordo e conversar sobre outros temas de interesse das marinhas do Brasil e de outros países da região e dos E…

F-35? Que nada, a Força Aérea americana precisa de um Pegasus, diz a mídia (VIDEO)

O KC-46 Pegasus está entrando em operação no momento exato, mudando a concepção no reabastecimento aéreo, onde uma inovadora Estação do Operador de Reabastecimento Aéreo (AROS), que exibe imagens em alta definição 3D, permitirá à Força Aérea americana utilizar uma forma de reabastecimento em voo completamente inovadora.


Sputnik

Recentemente, a Boeing completou o programa de testes e certificação do novo avião-tanque, KC-46 Pegasus, sendo homologado pela FAA, órgão federal que trata da regulamentação aeronáutica nos EUA. Agora nada pode impedir o KC-46 de entrar em operação.


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Boeing KC-46 Pegasus abastecendo um F-16 Fighting Falcon | Reprodução 

O Boeing KC-46 Pegasus é uma aeronave militar de reabastecimento em voo e transporte aéreo e foi desenvolvido com base na linha de aviões 767. Ele será utilizado pela Força Aérea americana como reabastecedor, substituindo o KC-135 Stratotanker, pois o KC-46 pode entregar uma quantidade maior de combustível, além de possuir uma capacidade de carga melhorada, segundo o artigo publicado por Dan Goure na revista The National Interest.

Para se ter uma ideia, ele poderá transportar até 96.297 kg de combustível, que é o suficiente para reabastecer até 20 caças F/A-18 em apenas um voo, possuindo uma capacidade 10% maior que a do KC-135.

Com sua expansão operacional, capacidade de combustível e possibilidade de múltiplo reabastecimento, ele certamente vai multiplicar a eficiência operacional das Forças Armadas americanas. Além disso, poderá fornecer apoio crítico de reabastecimento aos aliados na Europa, Oriente Médio e Ásia Oriental.

A Força Aérea americana pretende renovar sua atual frota de aviões-tanques. Inclusive, o contrato atual da Boeing é para o fornecimento de 34 unidades do KC-46 à Força Aérea americana, sendo que esse número pode ser elevado até 179 ou mais unidades.

O KC-46 contará com dois motores Pratt & Whitney PW4062, podendo atingir uma velocidade máxima de 494 nós e uma velocidade de cruzeiro de 460 nós. Além disso, o custo de manutenção é inferior ao atual KC-135, sendo mais uma vantagem a seu favor.

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