Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil simula resgate de civis em área de conflito ou desastre natural (VÍDEO)

A Marinha do Brasil realizou entre os dias 6 e 14 de novembro a Operação Atlântico, na praia de Itaoca, no Espírito Santo. A simulação deste ano treinou os oficiais para casos em que houvesse resgate de civis em uma área de conflito armado ou que foram alvos de desastres naturais.
Sputnik

Era por volta de 5h40 do dia 10 de novembro, um sábado, ainda estava amanhecendo, quando o Almirante Paulo Martinho Zucaro, Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, olhou e disse para a reportagem da Sputnik Brasil: "É guerra".


A declaração foi dada para explicar os motivos de se realizar um treinamento deste porte mesmo em condições extremamente desfavoráveis. A chuva era forte, as ondas na beira da praia atingiam 1,5 metros e os ventos chegaram a 20 km/h. O nível de dificuldade preocupava o alto comando, mas não foi um problema para os fuzileiros e marinheiros.

Antes do amanhecer, sete Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) chegaram à praia e deram início ao desembarque. Após eles chegarem foi…

Morre Ju Kyu-chang, desenvolvedor do programa de mísseis norte-coreano

Nomeado por Kim Jong-il, em 2010, diretor do Departamento de Construção de Maquinaria, ele desempenhou papel importante no desenvolvimento do foguete espacial Unha-3.


EFE

Ju Kyu-chang, figura importante do programa de mísseis balísticos da Coreia do Norte no início desta década, morreu nesta segunda-feira (3), aos 89 anos, segundo informou nesta terça (4) a agência estatal de notícias "KCNA".

Ju Kyu-chang foi figura importante do programa de mísseis balísticos da Coreia do Norte no início da década (Foto: KCNA / KNS República da Coreia / Via AFP Photo)
Ju Kyu-chang foi figura importante do programa de mísseis balísticos da Coreia do Norte no início da década (Foto: KCNA / KNS República da Coreia / Via AFP Photo)

Ju, descrito no obituário como um "soldado revolucionário por sua distinta contribuição às capacidades defensivas" do país, morreu de pancitopenia, um problema sanguíneo.

Nascido na província de Hamgyong Sul (leste do país) em 1928, se graduou em engenharia pela Universidade Kim Chaek, um dos centros de tecnologia de maior prestígio na Coreia do Norte, e dedicou a maior parte de sua vida ao desenvolvimento de armas.

Nomeado sob a liderança de Kim Jong-il, em 2010, diretor do Departamento de Construção de Maquinaria do Partido dos Trabalhadores e também membro do Comitê Central, ele desempenhou um papel importante no desenvolvimento bem-sucedido do foguete espacial Unha-3.

O Unha-3, desenvolvido a partir do programa de mísseis balísticos intercontinentais Taepodong (também conhecidos como Paektusan), foi o primeiro veículo de transporte espacial a lançar com sucesso um satélite norte-coreano em órbita, em dezembro de 2012.

O sucesso do programa Unha foi fundamental para o desenvolvimento posterior de mísseis balísticos de combustível líquido norte-coreanos, como Hwasong-14 e Hwasong-15, os mísseis intercontinentais mais sofisticados de Coreia do Norte testados com sucesso em 2017.

Ju, que foi incluído na lista de figuras sancionadas do regime pelo Departamento do Tesouro de Estados Unidos em 2013, retirou-se em 2015 quando o regime, já sob a liderança de Kim Jong-un, renovou o aparelho encarregado do desenvolvimento de armas norte-coreano.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas