Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Pentágono nega que avião russo tenha 'expulsado' bombardeiro americano do Báltico

O Pentágono não concorda que o bombardeiro estratégico norte-americano B-52H tenha sido expulso por um caça russo Su-27 sobre o mar Báltico, comunicou à Sputnik o representante da entidade militar americana Eric Pahon.
Sputnik

"O avião da Força Aérea dos EUA B-52H realizava operações rotineiras no espaço aéreo internacional segundo o princípio da liberdade de navegação e de voo. Em 20 de março, o B-52H teve um encontro ordinário com um Su-27 russo que efetuava operações sobre o mar Báltico", esclareceu o porta-voz do Pentágono.

Pahon acrescentou que o Su-27 não expulsou o B-52H, que conseguiu completar a sua missão.

Na véspera, o Ministério da Defesa da Rússia publicou um vídeo de caças russos escoltando um bombardeiro estratégico americano Boeing B-52H sobre as águas neutras do mar Báltico. Segundo o comunicado, dois caças Su-27 levantaram voo para identificar e acompanhar a aeronave dos EUA.

De acordo com o Ministério, após o B-52H ter mudado de trajetória, distanciando-se da f…

Morre Ju Kyu-chang, desenvolvedor do programa de mísseis norte-coreano

Nomeado por Kim Jong-il, em 2010, diretor do Departamento de Construção de Maquinaria, ele desempenhou papel importante no desenvolvimento do foguete espacial Unha-3.


EFE

Ju Kyu-chang, figura importante do programa de mísseis balísticos da Coreia do Norte no início desta década, morreu nesta segunda-feira (3), aos 89 anos, segundo informou nesta terça (4) a agência estatal de notícias "KCNA".

Ju Kyu-chang foi figura importante do programa de mísseis balísticos da Coreia do Norte no início da década (Foto: KCNA / KNS República da Coreia / Via AFP Photo)
Ju Kyu-chang foi figura importante do programa de mísseis balísticos da Coreia do Norte no início da década (Foto: KCNA / KNS República da Coreia / Via AFP Photo)

Ju, descrito no obituário como um "soldado revolucionário por sua distinta contribuição às capacidades defensivas" do país, morreu de pancitopenia, um problema sanguíneo.

Nascido na província de Hamgyong Sul (leste do país) em 1928, se graduou em engenharia pela Universidade Kim Chaek, um dos centros de tecnologia de maior prestígio na Coreia do Norte, e dedicou a maior parte de sua vida ao desenvolvimento de armas.

Nomeado sob a liderança de Kim Jong-il, em 2010, diretor do Departamento de Construção de Maquinaria do Partido dos Trabalhadores e também membro do Comitê Central, ele desempenhou um papel importante no desenvolvimento bem-sucedido do foguete espacial Unha-3.

O Unha-3, desenvolvido a partir do programa de mísseis balísticos intercontinentais Taepodong (também conhecidos como Paektusan), foi o primeiro veículo de transporte espacial a lançar com sucesso um satélite norte-coreano em órbita, em dezembro de 2012.

O sucesso do programa Unha foi fundamental para o desenvolvimento posterior de mísseis balísticos de combustível líquido norte-coreanos, como Hwasong-14 e Hwasong-15, os mísseis intercontinentais mais sofisticados de Coreia do Norte testados com sucesso em 2017.

Ju, que foi incluído na lista de figuras sancionadas do regime pelo Departamento do Tesouro de Estados Unidos em 2013, retirou-se em 2015 quando o regime, já sob a liderança de Kim Jong-un, renovou o aparelho encarregado do desenvolvimento de armas norte-coreano.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas