Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

Novo caça F-35B dos EUA se estreia em combate real no Afeganistão (VÍDEO)

O novo caça F-35B de quinta geração dos EUA, na versão para o Corpo de Fuzileiros Navais, foi usado em combate real no Afeganistão em uma operação contra os insurgentes.


Sputnik

Segundo uma fonte militar, o ataque do F-35B foi realizado em 27 de setembro, tendo como alvo um "local fixo do Talibã". A mídia reportou que o caça decolou do navio de assalto anfíbio Essex. No entanto, o número exato de caças e o tipo específico de munição usados não foi especificado.


Caça F-35B
F-35 Lightining II © AP Photo / Ross D. Franklin

Os militares dos EUA também publicaram o vídeo do início da missão "histórica".

É a primeira missão em que o F-35B é usado depois que o programa sofreu uma série de atrasos provocados por centenas de falhas técnicas – mais de 1.000 identificadas pelo Pentágono.

"O comando das Forças Terrestres descreveu o ataque complementar de apoio à operação terrestre como um sucesso", relatou o comunicado divulgado pelo Pentágono em 28 de setembro.

No entanto, o sucesso da estreia foi ofuscado pela queda de um F-35B no estado norte-americano da Carolina do Sul, nesta sexta-feira (28).


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas