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Militares juntam-se à polícia em protesto dos "coletes amarelos". Há 31 detidos

Os militares da operação antiterrorista "Sentinela" foram mobilizados para proteger as principais instituições francesas. Ao final da manhã, os coletes amarelos eram ainda em pequeno número na capital e quase invisíveis entre a população.
Diário de Notícias

As forças armadas francesas juntaram-se à polícia, este sábado, em Paris, para enfrentar o 19º fim de semana consecutivo de protestos dos coletes amarelos contra o governo do presidente Emmanuel Macron. Ao final da manhã, com os locais habituais de manifestação interditos e o reforço militar junto às principais instituições francesas, os "coletes amarelos" passavam quase despercebidos entre turistas e parisienses.

Segundo a Reuters, o governo francês decidiu mobilizar os militares da operação antiterrorista "Sentinela", depois de ter proibido os manifestantes de se reunirem nos Campos Elísios, onde no último fim de semana dezenas de lojas foram destruídas e algumas completamente pilhadas.

Além da presença …

O curioso caso do porta-aviões chinês: Não há caças o suficiente para ele

A China tem ostentado seu novo porta-aviões pelos mares asiáticos, mas enfrenta um problema incomum: não tem caças suficientes para encher os dois navios.


Sputnik

O Liaoning pode transportar 40 aeronaves, mas operar com um sistema de decolagem curto e de recuperação em vez de uma catapulta significa que boa parte de suas forças aéreas são aeronaves de asas rotativas: helicópteros. Ele carrega apenas 26 dos caças Shenyang J-15 baseados no porta-aviões das Forças Armadas da China. Quando o Type 001A, agora em seu segundo estágio de testes no mar, começar as patrulhas ativas nos próximos meses, ele não terá suficientes J-15s para formar um esquadrão completo: de acordo com o PLA Daily, o serviço tem apenas 40 dos jatos.

Nesta foto sem data divulgada pela Agência de Notícias Xinhua da China, disponibilizada no domingo, 25 de novembro de 2012, um jato de carga J-15 transportado por um porta-aviões decola do Liaoning.
J-15 decolando do Liaoning © AP Photo/ Zha Chunming

O amor pela quarta geração do jato J-15 é raramente mostrado nos círculos chineses. O Asia Times observou que a mídia chinesa menosprezou o avião de várias maneiras, inclusive referindo-se a ele como um "peixe chacoalhando" por sua incapacidade de operar efetivamente com porta-aviões chineses, que lançam aviões de asa fixa por a partir de uma rampa inclinada na proa do navio.

Os motores e o peso avantajado do J-15 limitam severamente sua capacidade de operar de forma eficaz: com 17,5 toneladas de peso vazio, ele é melhor para porta-aviões. O F-18 da Marinha dos EUA, em comparação, pesa apenas 14,5 toneladas.

O exército chinês provavelmente instalará um sistema de lançamento de catapultas. O projeto já está em andamento, de acordo com fotos vazadas da empreitada. A Marinha dos EUA usou catapultas durante décadas, juntamente com o porta-aviões francês, o Charles de Gaulle. As catapultas lançam o avião para a frente rapidamente, com seus motores já em velocidade máxima, o que permite obter uma maior velocidade de decolagem e, portanto, transportar mais armamentos e combustível.

Porta-aviões chinês Liaoning

No início de julho, a Sputnik informou que as Forças Armadas da China pretendiam substituir o J-15, que também sofre com problemas importantes em seu sistema de controle de voo e tem registrado vários acidentes de alto nível nos últimos anos. Algumas fontes especulam que o novo avião pode ser baseado no JC-31 Gyrfalcon, uma aeronave de teste também construída pela Shenyang Aircraft Corporation.

Um "novo caça baseado para substituir o J-15" está sendo desenvolvido, disse o general Zhang Honghe, vice-chefe da Força Aérea em julho.

A Sputnik debateu o assunto com o especialista militar russo Vassily Kashin na época. Ele disse não acreditar no desenvolvimento do novo avião em um futuro próximo. Para Kashin, o J-15 recebeu várias atualizações recentemente e deve continuar a servir como a espinha dorsal da força aérea chinesa pelo menos até os primeiros anos da década de 2020.

"Anos atrás, os chineses decidiram poupar dinheiro e, em vez de comprarem vários Su-33 da Rússia para sua subsequente produção de licenças na China, optaram por um protótipo do Su-33 na Ucrânia", disse o Kashin. O Su-33 de Sukhoi começou como uma modificação do antigo Su-27 Flanker, para ser usado no próprio porta-aviões Admiral Kuznetsov, da Marinha russa, um navio irmão do Liaoning com a mesma rampa de lançamento.

O J-15 surgiu como uma engenharia reversa do protótipo e trouxe consigo todos os problemas desse processo, incluindo um entendimento incompleto das capacidades e limitações da estrutura, contou o especialista.

"Como resultado, o desenvolvimento do J-15 levou mais tempo e mais dinheiro do que o esperado, e os primeiros aviões mostraram-se menos confiáveis", destacou Kashin. "Ao gastar um pouco mais de tempo e dinheiro, os chineses aparentemente resolverão os problemas que têm agora e terão um caça razoavelmente confiável e poderoso."

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