Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

Rússia usará pela 1ª vez Bastion com mísseis supersônicos no Ártico

O sistema de defesa costeira Bastion será usado pela primeira vez nos treinamentos do Exército russo no Ártico, a realizar em breve, informou na terça-feira (25) o porta-voz da Frota do Norte, Vadim Serga.


Sputnik

"O sistema de defesa costeira Bastion, adotado em serviço do grupo tático da Frota do Norte na ilha Kotelny no mar de Laptev, realizará pela primeira vez lançamentos de mísseis no âmbito dos exercícios de defesa do território insular da Rússia no Ártico. Os disparos de mísseis serão efetuados com alvos a grande distância, simulando um grupo de navios de um suposto inimigo", disse Serga.

Sistema de defesa costeira Bastion
Sistema de defesa costeira Bastion © Sputnik / Vitaly Ankov

Ele explicou que o Bastion, equipado com mísseis de cruzeiro antinavio supersônicos Oniks, foi recentemente transportado por via marítima e implantado na ilha Kotelny.

Anteriormente, na ilha era usado o Rubezh como principal sistema de defesa costeira.

O sistema Bastion é destinado a proteger o litoral e tem um alcance superior a 600 km. O sistema é capaz de destruir navios de superfície de variadas classes e tipos em condições de resistência de fogo e guerra radioeletrônica intensa. Pode ser usado de dia e de noite, em diversas condições climáticas e cada sistema inclui até 36 mísseis.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas