Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Trump diz que vai decidir sobre retirada de tropas na Síria quando o Daesh for erradicado

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em uma entrevista coletiva nesta terça-feira (18) que tomará uma decisão muito rápida sobre a retirada das tropas norte-americanas da Síria assim que o grupo terrorista Daesh for considerado erradicado.


Sputnik

"Fizemos um trabalho extraordinário na Síria e naquela região para erradicar o Estado Islâmico, que é a razão pela qual estamos lá, estamos muito perto de terminar a tarefa e então tomaremos uma decisão sobre o que faremos", disse Trump a repórteres.

Presidente dos EUA, Donald Trump
Donald Trump © Sputnik / Serguey Guneev

Trump também aproveitou para comentar que a situação do avião russo Il-20 abatido na Síria "não é uma boa".

"Parece-me e parece justo, com base em uma revisão dos fatos, que a Síria abateu um avião russo e eu entendo que pelo menos 14 pessoas morreram, e é muito triste, mas é o que acontece", disse Trump.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas