Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

Trump revela 'pior erro' em toda a história dos EUA

Para o presidente norte-americano Donald Trump, o deslocamento de tropas americanas ao Oriente Médio representa o pior erro dos EUA.


Sputnik

"O pior erro já cometido em toda a história do nosso país: termos ido ao Oriente Médio pelo presidente Bush", afirmou Trump em entrevista ao The Hill. Ademais, na opinião dele, o então presidente Barack Obama também teria cometido um erro ao retirar os soldados da área, mas nada se compara ao erro cometido por Bush.

Militares americanos no Iraque, foto de arquivo
Militares dos EUA no Iraque © AP Photo / Jim MacMillan

Entretanto, o mandatório norte-americano lembrou que os EUA sofreram perdas numerosas de pessoal e gastaram US$ 7 trilhões na operação militar no Oriente Médio.

"Para mim, trata-se do pior erro já cometido em toda a história do nosso país. Dá para entender uma guerra civil. Guerra civil é uma guerra civil. É diferente. Para nós, a ida para o Oriente Médio foi simplesmente um dia ruim para nosso país, eu vou te dizer", destacou.

De acordo com dados da Universidade Brown, até setembro de 2017, os EUA gastaram US$ 5,6 trilhões em duas guerras e também em ações de combates no Paquistão e na Síria. Além do mais, essa soma inclui despesas em segurança nacional e assistência médica aos veteranos da guerra.

Comentários

Postagens mais visitadas