Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Por que alguns países ocidentais não querem libertação de Idlib?

A libertação de Idlib marcará a vitória total das forças governamentais e o fracasso dos planos de países ocidentais de derrubar as autoridades legítimas sírias.
Sputnik

No entanto, segundo Pierre Le Corf, ativista francês que vive em Aleppo, a tarefa não será fácil. 


"Será muito difícil libertar Idlib, porque todas as forças da coalizão lideradas pelos EUA e governos [ocidentais] envolvidos na guerra até o momento se opõem à libertação da província", disse Le Corf à Sputnik França.

Ele comentou que assim que a província síria de Idlib for libertada, terá que "libertar as zonas ocupadas ilegalmente pelos EUA, França e até pela Itália no norte do país". Por esse motivo, nenhum desses países quer a libertação da província.

Le Corf salientou que a intenção de manter o status atual poderia levar a "um massacre da população civil de Idlib", referindo-se às múltiplas advertências dos militares sírios e russos sobre a possível encenação de ataques químicos com o prop…

43 anos do Lockheed KC-130H Hercules na FAB

No dia 30 de outubro de 1975 pousava na Base Aérea dos Afonsos o primeiro Lockheed KC-130H Hercules (FAB 2461), versão do cargueiro americano para reabastecimento em voo de aeronaves.


Por Roberto F. Santana | Poder Aéreo

A segunda aeronave (FAB 2462), veio em seguida, chegando em 18 de dezembro de 1975, compondo então, parte do 2º/1º Grupo de Transporte de Tropa, na tarefa de prestar o reabastecimento aéreo para os Northrop F-5E da FAB.


KC-130H
Lockheed KC-130H Hercules da FAB

A revista Aero Vol. 2 no.4 dá como data de chegada da primeira aeronave o dia 3 de outubro de 1975.

A foto do Arquivo Nacional informa como data de chegada o dia 30 de outubro de 1975.

O site “História da Força Aérea Brasileira” de Rudnei Cunha, informa como data de recebimento de ambas as aeronaves (2461 e 2462) o dia 19 de janeiro de 1976. Esta data, muito provavelmente, seja a data de entrada no serviço operacional no esquadrão.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas