Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

43 anos do Lockheed KC-130H Hercules na FAB

No dia 30 de outubro de 1975 pousava na Base Aérea dos Afonsos o primeiro Lockheed KC-130H Hercules (FAB 2461), versão do cargueiro americano para reabastecimento em voo de aeronaves.


Por Roberto F. Santana | Poder Aéreo

A segunda aeronave (FAB 2462), veio em seguida, chegando em 18 de dezembro de 1975, compondo então, parte do 2º/1º Grupo de Transporte de Tropa, na tarefa de prestar o reabastecimento aéreo para os Northrop F-5E da FAB.


KC-130H
Lockheed KC-130H Hercules da FAB

A revista Aero Vol. 2 no.4 dá como data de chegada da primeira aeronave o dia 3 de outubro de 1975.

A foto do Arquivo Nacional informa como data de chegada o dia 30 de outubro de 1975.

O site “História da Força Aérea Brasileira” de Rudnei Cunha, informa como data de recebimento de ambas as aeronaves (2461 e 2462) o dia 19 de janeiro de 1976. Esta data, muito provavelmente, seja a data de entrada no serviço operacional no esquadrão.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas