Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

General brasileiro em forças dos EUA atrapalha laços com Moscou e Pequim, diz especialista

A decisão do Brasil de enviar um oficial para integrar as Forças Armadas dos Estados Unidos deve atrapalhar as relações do país com importantes aliados, como China e Rússia. A avaliação é do especialista em Relações Internacionais Paulo Velasco, que conversou nesta segunda-feira com a Sputnik sobre esse polêmico assunto.
Sputnik

Na última semana, se tornou pública no Brasil a notícia de que o país indicará, até o final do ano, um general para assumir um posto no Comando Sul (SouthCom) dos EUA, que cobre América Central, Caribe e América do Sul, provocando controvérsias.


De acordo com o comandante responsável, o almirante Craig Faller, os interesses norte-americanos na região seriam ameaçados por Rússia, China, Irã, Venezuela, Cuba e Nicarágua, países com os quais o Brasil poderá ter relações prejudicadas por conta dessa situação, conforme acredita Velasco, professor adjunto de Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (U…

Exército Brasileiro recebe 96 blindados M109A5 e M992 dos EUA (VIDEO)

Uma grande operação logística do Exército Brasileiro começou na quarta-feira, dia 3 de outubro, no Porto de Paranaguá.


Forças Terrestres

Curitiba (PR) – O navio Ocean Giant, de bandeira norte-americana, chegou com 96 blindados que irão aumentar o poder de fogo e o ganho operacional do combate terrestre. O lote foi doado pelo Exército dos Estados Unidos (EUA) e será modernizado e adaptado para os padrões das Forças Armadas brasileiras no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5).


Foram 16 dias de navegação, da Flórida até o litoral paranaense, onde uma equipe da Base de Apoio Logístico do Exército Brasileiro já aguardava para realizar o desembaraço aduaneiro. “A Divisão de Importação e Exportação está acostumada a fazer esse tipo de trabalho, operando em todos os portos do Brasil. Estamos aqui para facilitar a chegada desses 96 blindados, como sempre fazemos com o material importado ou exportado pelo Exército Brasileiro”, afirmou o comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Moacir Rangel Junior.

O desembarque também foi acompanhado por uma equipe técnica da 5ª Região Militar (5ª RM), que planejou o traslado até Curitiba, de forma a agilizar e minimizar impactos no trânsito entre o litoral do Estado e a Capital. Ao todo, 130 militares estiveram envolvidos na operação, além do que houve o emprego de dois guinchos de 70 toneladas e de 20 pranchas para transporte das viaturas.

Blindados de ponta

São 56 obuseiros auto-propulsados M109 A5, uma das versões mais atuais do mundo, e 40 viaturas remuniciadoras M992. Cada uma pesa em torno de 30 toneladas. Os blindados serão distribuídos em quartéis de Artilharia de Campanha, em todo o território nacional. “Há previsão de chegada de um novo lote, no início do ano que vem: 32 viaturas M109 A5 Plus, que já estão em manutenção nos EUA”, ressaltou o Major Fernando de Souza e Silva, da Seção de Transporte Internacional da Comissão do Exército Brasileiro em Washington.

O M109 A5 tem maior alcance e reduz, em mais de 80%, o tempo entre o recebimento da missão tiro e o disparo, em relação aos modelos anteriores. Além de maior precisão no tiro e de melhorias no sistema de posicionamento e navegação, a viatura ainda será equipada com medidor de velocidade inicial, travamento automático do tubo, GPS, navegação inercial, sistema eletrônico de pontaria e computador de tiro.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx


Comentários

Postagens mais visitadas