Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Israel concentra mais forças na fronteira com Faixa de Gaza e está pronto a agir

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) concentraram mais forças na fronteira com a Faixa de Gaza e estão prontas para usá-las se for necessário, comunica a assessoria da entidade militar.
Sputnik

A decisão foi tomada no decurso da reunião no Estado-Maior e é uma resposta aos combates de ontem (11), que causaram morte de um militar israelense e sete palestinos.


"As IDF aumentaram suas forças no Distrito Sul e estão dispostas, se for preciso, a agir com mais vigor", destaca o comunicado da entidade.

No decurso da operação militar que teve lugar no enclave palestino neste domingo (11) um tenente coronel de uma unidade especial israelense foi morto. Ao mesmo tempo, a parte palestina perdeu sete homens, inclusive um comandante militar. Após os confrontos, os palestinos lançaram 17 mísseis contra o sul de Israel, dois deles foram interceptados pelos sistemas de defesa antiaérea Iron Dome (Cúpula de Ferro).

Foi igualmente informado que, tendo em conta a situação, o prim…

Força Aérea Filipina pode adquirir caças Gripen

Depois de um estudo minucioso e pesquisa, o Departamento de Defesa Nacional (DND) das Filipinas está mais propenso a comprar o caça supersônico da Gripen, fabricado na Suécia, para a Força Aérea Filipina (PAF).


Poder Aéreo

O secretário de Defesa, Delfin Lorenzana, fez essa revelação em uma entrevista exclusiva à Agência de Notícias das Filipinas (PNA), à margem do lançamento do livro do ex-presidente Fidel V. Ramos no Manila Hotel, no domingo.


JAS 39 Gripen | Reprodução

Lorenzana disse que além de ser mais barato e menos dispendioso em custo de manutenção, o Gripen provou ser um excelente caça supersônico com velocidade máxima de Mach 2 ou 2.540 km/h, ou o dobro da velocidade do som.

O Gripen tem uma configuração de asa delta e canard e é alimentado pelo motor Volvo RM12. Está sendo usado por vários países na Europa e no Oriente Médio.

A PAF tem procurado por mais de uma década uma aeronave de caça para substituir os interceptadores a jato F-5A/B fabricados nos EUA que se aposentaram em 2005 devido à idade avançada e à falta de peças sobressalentes.

Desde que os F-5 foram retirados de serviço, a Força Aérea tentou adquirir caças a jato avançados, como o F-16 supersônico dos Estados Unidos, mas nenhum progresso foi feito.

Lorenzana disse que o governo dos Estados Unidos se ofereceu novamente para vender caças F-16 às Filipinas.

A oferta, Lorenzana acrescentou, foi feita pelo secretário da Defesa dos EUA, James Mattis, quando o secretário do DND visitou Washington no mês passado.

Lorenzana confirmou a oferta dos EUA, mas disse que os interceptadores supersônicos F-16 são muito caros.

Em comparação, o Gripen custa menos e tem a mesma capacidade que outros caças a jato multifunção, incluindo o F-16.

Desde que os F-5 foram colocados fora de serviço, a PAF não possui caças a jato em seu arsenal, embora tenha comprado da Coreia do Sul uma dúzia de jatos F-50, mas a capacidade dos aviões é limitada em comparação com o Gripen, F-16 e aeronaves semelhantes.

A aquisição de caças a jato multifuncionais, disse Lorenzana, é extremamente necessária para proteger o espaço aéreo do país.

Pode ser lembrado que em 1995, durante a administração do presidente Fidel V. Ramos, o Congresso aprovou o programa de modernização das Forças Armadas das Filipinas, que inclui a aquisição de novos aviões, helicópteros e navios de guerra para substituir os antigos. (Ben Cal/PNA)

FONTE: PTV News

Postar um comentário

Postagens mais visitadas