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Marinha da Argentina fala sobre localização do submarino ARA San Juan

Embarcação desaparecida há 1 ano foi localizada neste sábado a 907 metros de profundidade. Ainda não há previsão de início dos trabalhos de resgate. 'Não temos meios para resgatar o submarino', diz ministro.
Por G1

A Marinha da Argentina informou neste sábado (17) que o submarino ARA San Juan, que sumiu há 1 ano com 44 tripulantes, foi encontrado a 907 metros de profundidade em uma área de "visibilidade bastante reduzida", e que a embarcação sofreu uma "implosão" no fundo das águas do Oceano Atlântico.

Segundo Enrique Balbi, porta-voz da Marinha, a proa, a popa e a vela se desprenderam do submarino e estão localizadas em uma área de 80 a 100 metros. “Isso sugere que a implosão tenha ocorrido muito perto do fundo”, disse.

Segundo a Marinha, as imagens mostram que o casco do submarino permaneceu bastante intacto, apenas com algumas deformações, e que todas as outras partes se desprenderam. A implosão teria ocorrido em razão da pressão externa do mar ter superado …

França lança estudos para novo porta-aviões

A França lançou estudos iniciais para um novo porta-aviões para eventualmente substituir o PA Charles de Gaulle após a década de 2030, mas negou rumores de planos para um segundo porta-aviões que permitiria uma presença permanente no mar.


Poder Naval

PARIS – A Marinha Francesa há muito tempo pediu um segundo porta-aviões, já que o Charles de Gaulle precisa de reabastecimento e reequipamento a cada seis ou sete anos, que o mantém em doca por 18 meses, limitando assim sua disponibilidade operacional. As restrições financeiras há muito impedem esse programa, mas as declarações iniciais do presidente Emmanuel Macron sobre as capacidades militares aumentaram as esperanças de que ele pudesse ser financiado.

Porta-aviões francês Charles de Gaulle

Anunciando o lançamento de uma fase de estudo de 18 meses e 40 milhões de euros para o novo porta-aviões no dia 23 de outubro na feira Euronaval, a ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly, disse que isso determinará “o que queremos e como queremos nosso futuro porta-aviões.”

Embora Parly não tenha feito nenhuma referência a um segunda porta-aviões, ela havia declarado anteriormente, em uma entrevista de rádio no dia 9 de setembro, que “é agora que temos que lançar estudos iniciais para um novo porta-aviões… mas deixaremos em aberto a questão se precisaremos de um ou dois.”

“A decisão será tomada na próxima lei do programa de defesa, depois de 2025”, disse ela, preparando a questão para a próxima década.

O Charles de Gaulle está atualmente completando uma reforma de 18 meses e atualmente está em testes no mar. De acordo com a Marinha Francesa, ele permanecerá em serviço até pelo menos 2035 e possivelmente 2040.

Dado que essas datas estão a 20 anos de distância, é questionável se alguém pode ter uma ideia clara de quais devem ser as especificações desse futuro navio, especialmente porque Parly disse que provavelmente permanecerá em serviço até as últimas décadas do século.

Além disso, além dos atuais caças Rafale, o novo porta-aviões também terá que operar seu sucessor, o sistema franco-alemão de combate aéreo futuro (Système de Combat Aérien Futur – Future Air Combat System), que não entrará em serviço até 2035 e não será totalmente definido até meados da próxima década.

O tamanho do novo navio também é uma questão em aberto, e provavelmente estará em algum lugar entre o deslocamento de 42.500 toneladas do Charles de Gaulle e as 70.000 toneladas dos novos porta-aviões britânicos HMS Queen Elisabeth.

Apenas uma característica já está clara: o novo navio terá que ser capaz de gerar enormes quantidades de eletricidade, por exemplo, para alimentar as (prováveis) catapultas eletromagnéticas, bem como as futuras armas a laser, que necessitam de propulsão nuclear.

Definindo o novo porta-aviões

Os estudos iniciais sobre o novo porta-aviões terão que responder a três perguntas principais, disse Parly:

  • Que ameaças terá que enfrentar? Que missões terá que realizar? As respostas a essas perguntas definirão os requisitos em termos de sistemas de combate e as capacidades de seus grupos de escolta;
  • Quais serão as especificações do novo porta-aviões, sobre o estado da arte tecnológica em 2030. Sua propulsão – convencional ou nuclear – ainda está em aberto, mas terá que levar em conta novas tecnologias como, por exemplo, catapultas eletromagnéticas.
“Devemos ser realistas, mas ambiciosos e, graças a estudos preparatórios detalhados, imaginativos e rigorosos, poderemos decidir a arquitetura do futuro porta-aviões e estabelecer uma organização industrial capaz de construí-la, respeitando o cronograma e o custo”.

FONTE: Defense-Aerospace.com

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