Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA podem dobrar contingente militar na América do Sul, diz chefe da inteligência russa

Os EUA podem aumentar seu contingente militar na América Central e do Sul de 20 mil para 40 mil homens, disse o vice-almirante Igor Kostyukov, chefe do Departamento Central de Inteligência (GRU, sigla em russo), do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia.
Sputnik

"Embora na América Latina não haja ameaça militar direta para a segurança dos EUA, Washington tem uma presença militar significativa [na região]. O Comando Conjunto das Forças Armadas dos EUA implantou na América Central e do Sul um contingente de 20 mil militares. No período de ameaças este pode aumentar para 40 mil militares", explicou Kostyukov.


De acordo com ele, os EUA podem provocar uma "revolução colorida" na Nicarágua e Cuba.

"As tecnologias de 'revolução colorida' testadas na Venezuela podem vir a ser usadas em breve na Nicarágua e em Cuba", disse ele.

Segundo Kostyukov, os EUA estão tentando estabelecer o controle total sobre a América Latina.

"A Administração dos EUA considera…

Irã precisa de 'menos de 12 minutos' para assumir controle do Oriente Médio, diz general

O Irã prometeu resposta esmagadora às ameaças mesmo "fora de suas fronteiras", precisando de "menos de 12 minutos" para assumir o controle do Oriente Médio, segundo um comandante militar do Irã.


Sputnik

O Irã daria resposta esmagadora a qualquer ameaça à sua segurança, mesmo que seus inimigos estejam "fora de suas fronteiras", declarou o comandante-chefe do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC em sigla inglesa), major-general Mohammad Ali Jafari, ao canal Almasirah na sexta-feira (12).

Militares iranianos, foto de arquivo
Militares iranianos © AP Photo / Vahid Salemi

O militar iraniano comentou as declarações de Trump de terça-feira sobre que Teerã planejava assumir o controle do Oriente Médio em apenas "12 minutos".

"Olhem para o Irã, antes de eu chegar [à Casa Branca] o Irã planejava tomar [o controle do] Oriente Médio apenas em uns 12 minutos, certo?", disse Trump aos seus adeptos na cidade de Council Bluffs, Iowa.

"Enquanto no passado nós poderíamos defender o Oriente Médio, e não impor nossa hegemonia em toda a região, em 12 minutos [como mencionou Trump], hoje podemos fazê-lo mais rapidamente", disse o general iraniano.

Comentando as sanções dos EUA contra o Irã, ele disse que os iranianos já se acostumaram às sanções unilaterais.

"Apesar das sanções, nós conseguimos atingir autossuficiência e reforçar nossa solidariedade nacional", sublinhou Mohammad Ali Jafari.

Ele discursava umas semanas depois de o IRGC disparar vários mísseis terra-terra como resposta ao ataque recente em Ahvaz, que provocou 25 mortos e 69 feridos.

O comandante iraniano disse que o ataque de retaliação foi apenas a primeira desforra de Teerã contra os que orquestraram o ataque em Ahvaz, de que Teerã responsabiliza os "patrocinadores regionais do terrorismo" e seus "patrões norte-americanos".

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas