Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Irã precisa de 'menos de 12 minutos' para assumir controle do Oriente Médio, diz general

O Irã prometeu resposta esmagadora às ameaças mesmo "fora de suas fronteiras", precisando de "menos de 12 minutos" para assumir o controle do Oriente Médio, segundo um comandante militar do Irã.


Sputnik

O Irã daria resposta esmagadora a qualquer ameaça à sua segurança, mesmo que seus inimigos estejam "fora de suas fronteiras", declarou o comandante-chefe do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC em sigla inglesa), major-general Mohammad Ali Jafari, ao canal Almasirah na sexta-feira (12).

Militares iranianos, foto de arquivo
Militares iranianos © AP Photo / Vahid Salemi

O militar iraniano comentou as declarações de Trump de terça-feira sobre que Teerã planejava assumir o controle do Oriente Médio em apenas "12 minutos".

"Olhem para o Irã, antes de eu chegar [à Casa Branca] o Irã planejava tomar [o controle do] Oriente Médio apenas em uns 12 minutos, certo?", disse Trump aos seus adeptos na cidade de Council Bluffs, Iowa.

"Enquanto no passado nós poderíamos defender o Oriente Médio, e não impor nossa hegemonia em toda a região, em 12 minutos [como mencionou Trump], hoje podemos fazê-lo mais rapidamente", disse o general iraniano.

Comentando as sanções dos EUA contra o Irã, ele disse que os iranianos já se acostumaram às sanções unilaterais.

"Apesar das sanções, nós conseguimos atingir autossuficiência e reforçar nossa solidariedade nacional", sublinhou Mohammad Ali Jafari.

Ele discursava umas semanas depois de o IRGC disparar vários mísseis terra-terra como resposta ao ataque recente em Ahvaz, que provocou 25 mortos e 69 feridos.

O comandante iraniano disse que o ataque de retaliação foi apenas a primeira desforra de Teerã contra os que orquestraram o ataque em Ahvaz, de que Teerã responsabiliza os "patrocinadores regionais do terrorismo" e seus "patrões norte-americanos".

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas