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VÍDEO: Saab Gripen E 39-10 realiza teste de motor

A Saab divulgou vídeo do terceiro Saab Gripen E, o 39-10, realizando teste de motor.
Poder Aéreo

No Programa de Testes do Gripen E, os protótipos 39-8 e 39-9 estão servindo como plataforma para a Flight Test Instrumentation (FTI) e para testes de sistemas.
O 39-10 aferirá o peso correto da aeronave, testará a plataforma e sistemas.

Os Gripens E 39-9 e 39-10 se beneficiaram com computadores novos e atualizados, melhorando ainda mais a capacidade da aeronave, em relação à primeira 39-8.

O Gripen 39-10 deverá ser seguido pelo primeiro avião da Força Aérea Brasileira, que está em fase final de montagem na Suécia.
Assista aqui o vídeo

Maioria dos caças F-35 retorna às operações de voo após inspeção no tubo de combustível

Depois de um problema no tubo de combustível ter deixado no chão todos os aviões F-35 na semana passada, mais de 80% dos jatos foram liberados para retornar ao voo, informou o escritório do programa F-35 (JPO) nesta segunda-feira.


Poder Aéreo

WASHINGTON – Em um comunicado de 15 de outubro, o JPO confirmou que os serviços dos EUA e parceiros internacionais concluíram inspeções de seus inventários de F-35 para tubos de combustível defeituosos. As aeronaves que não são afetadas pelos tubos ruins – que são componentes do motor F135 da Pratt & Whitney – estão de volta ao status de voo.


Lockheed Martin F-35B Lightning II
Lockheed Martin F-35B Lightning II

“O Escritório do Programa Conjunto F-35 continua a trabalhar em estreita colaboração com os serviços militares para priorizar substituições de tubos de combustível usando o atual estoque de peças sobressalentes”, disse o JPO. “A Pratt & Whitney está adquirindo rapidamente mais peças para minimizar o cronograma geral de reparo dos demais jatos. O estoque atual irá restaurar cerca de metade dos jatos impactados para as operações de voo, e as aeronaves restantes deverão ser liberadas para o voo nas próximas semanas.”

Na semana passada, todos os F-35 dos EUA e internacionais foram momentaneamente aterrados para permitir uma inspeção de tubos de combustível. A revisão começou como resultado de uma investigação sobre um acidente do F-35B dos Fuzileiros Navais de 28 de setembro perto da Marine Corps Air Station de Beaufort, na Carolina do Sul – o primeiro acidente do F-35 na história do jato.

Ainda não está claro exatamente como os tubos de combustível defeituosos afetam o desempenho do jato ou a gravidade da ameaça de segurança que representam durante as operações de voo. Joe DellaVedova, porta-voz do JPO, recusou-se a discutir os problemas específicos que levaram o escritório do programa a pedir uma inspeção em toda a frota, dizendo que os detalhes não poderiam ser divulgados até que o Corpo de Fuzileiros Navais concluísse sua investigação.

FONTE: Defense News

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