Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

General brasileiro em forças dos EUA atrapalha laços com Moscou e Pequim, diz especialista

A decisão do Brasil de enviar um oficial para integrar as Forças Armadas dos Estados Unidos deve atrapalhar as relações do país com importantes aliados, como China e Rússia. A avaliação é do especialista em Relações Internacionais Paulo Velasco, que conversou nesta segunda-feira com a Sputnik sobre esse polêmico assunto.
Sputnik

Na última semana, se tornou pública no Brasil a notícia de que o país indicará, até o final do ano, um general para assumir um posto no Comando Sul (SouthCom) dos EUA, que cobre América Central, Caribe e América do Sul, provocando controvérsias.


De acordo com o comandante responsável, o almirante Craig Faller, os interesses norte-americanos na região seriam ameaçados por Rússia, China, Irã, Venezuela, Cuba e Nicarágua, países com os quais o Brasil poderá ter relações prejudicadas por conta dessa situação, conforme acredita Velasco, professor adjunto de Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (U…

Cerca de 32 pessoas são mortas em ataques aéreos contra o Talibã no sul do Afeganistão

Pelo menos 16 civis e 16 militantes do Talibã foram mortos em ataques aéreos realizados por forças estrangeiras na província de Helmand, no sul do Afeganistão, informou a agência de notícias Pajhwok, citando uma autoridade do governo.


Sputnik

Os ataques aéreos foram realizados no final do dia 27 de novembro no distrito de Garamsir, de acordo com a agência de notícias Pajhwok.


Pôster Talibã no Afeganistão
© REUTERS / Jim Hollander

Por sua vez, testemunhas locais disseram a Pajhwok que até 30 civis foram mortos na operação.

Durante um recente ataque do Talibã a um comboio policial na província afegã de Farah, 22 oficiais foram mortos e cinco ficaram feridos.

O governo do Afeganistão está em negociações sobre um cessar-fogo com o movimento Talibã que deveria ser prolongado até 19 de novembro. Ainda assim, vários ataques romperam o acordo político, suspendendo uma solução pacífica para o conflito.

Comentários

Postagens mais visitadas