Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA: sanções contra Venezuela servem como 'alerta para atores externos, incluindo Rússia'

Na última terça-feira (17), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, culpou a Rússia e a Venezuela pela crise de refugiados observada no país latino-americano.
Sputnik

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, anunciou nesta quarta-feira (17) que os EUA estão impondo uma nova rodada de sanções contra a Venezuela, acrescentando o banco central do país à lista de restrições. 

Segundo o conselheiro de Segurança Nacional, as sanções recém-aplicadas deveriam se tornar um alerta para "todos os atores externos, inclusive a Rússia".

Desde o início da crise política na Venezuela no início deste ano, os EUA impuseram várias rodadas de sanções, visando os setores petrolífero e bancário do país, bem como indivíduos ligados às autoridades do país.

A Venezuela está sofrendo grave crise política desde janeiro. Junto com outros países ocidentais, os EUA apoiam Juan Guaidó, que se proclamou presidente interino da Venezuela. Ao mesmo tempo, Rússia, China e Turquia, entre outros…

Cidade sul-mato-grossense é cercada por tropas do EB durante exercício de defesa externa

Entre os dias 5 e 9 de novembro, ocorreu, na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), o exercício do Período de Adestramento Avançado, denominado Operação Couraça, que foi inserido no contexto da avaliação da estrutura operacional da Brigada Guaicurus.


DefesaNet

Além de identificar a contribuição que os novos meios colocados à disposição da 4ª Bda C Mec trarão para a evolução da doutrina de emprego da Grande Unidade, o exercício também objetivou avaliar as estruturas de pessoal e material da Brigada, dotada de meios e materiais com alto grau de tecnologia agregada, como o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

Foto: 1º Sgt Eberson

O exercício tático foi concebido e enquadrado em uma situação de campanha, no ambiente do amplo espectro dos conflitos. para sua execução, foram empregados cerca de 865 militares de organizações militares subordinadas à 4ª Bda C Mec e 348 viaturas, que deram todo o suporte operacional e logístico durante a manobra.

Nos dias 7 e 8 de novembro, no contexto de uma operação de defesa externa, foi realizado, pelo 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, uma ação de investimento e patrulhamento na cidade de Antônio João (MS), que ficou “cercada” por tropas do Exército. Na ocasião, aconteceram diversos exercícios simulados, com o objetivo de avaliar a estrutura de coordenação civil-militar da 4ª Bda C Mec.

Ação cívico-social

Ainda nos dias 7 e 8 de novembro, também no contexto da Operação Couraça, o Comando da 4ª Bda C Mec, por meio do 28º Batalhão Logístico e do 9º Grupamento Logístico, realizou uma ação cívico-social (ACISO) na localidade de Antônio João (MS).

Foram disponibilizados os seguintes serviços à população: atendimento médico e odontológico, oficina de escovação, aferimento de pressão arterial e recreação infantil. Ao todo foram cerca de 85 procedimentos odontológicos e 50 atendimentos médicos. Mais de 300 crianças participaram da oficina de escovação, receberam orientações sobre higiene bucal e ganharam um kit de higiene. Os pequenos também praticaram esportes.

Dentre as atividades cívicas, ocorreu o hasteamento do Pavilhão Nacional. Além disso, a banda de música levou um pouco de diversão aos participantes e militares procederam à pintura da escola da comunidade e proferiram palestras sobre o Exército Brasileiro.

Fonte: Agência Verde-Oliva

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas