Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Capacetes brancos preparam novas provocações na Síria, diz enviado russo na ONU

Membros dos Capacetes Brancos estão preparando novas provocações com substâncias tóxicas na Síria, disse o vice-embaixador russo na ONU, Vladimir Safronkov, nesta quarta-feira (24) na reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Sputnik

Safronkov observou que os Capacetes Brancos acusariam o governo sírio pelo uso de tais substâncias.

Mais cedo nesta quarta-feira (24), o Major General Viktor Kupchishin, chefe do Centro Russo para a Reconciliação Síria, argumentou que funcionários da mídia estrangeira na província síria de Hama conduziram uma filmagem falsa da "morte" de uma família supostamente devido ao uso de armas químicas pelas tropas sírias.

Em diversas ocasiões, Moscou e Damasco apontaram que os Capacetes Brancos estavam produzindo provocações envolvendo o uso de armas químicas com o objetivo de culpar o governo da Síria e dar aos países ocidentais justificativas para a intervenção no país.
A estratégia de encenar ataques para usá-los como falsa bandeira tem sido usada repetida…

Guerra pode eclodir após lançamento do gasoduto Nord Stream 2, afirma premiê polonês

O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, afirmou que a Rússia poderá atacar a Ucrânia assim que o gasoduto russo Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) for finalizado, escreve a agência de notícias PAP.


Sputnik

Assim que o sistema de transporte de gás ucraniano deixar de ter "um papel tão importante para a Rússia", pode se iniciar uma "escalada da agressão" contra Kiev, de acordo com o premiê. Além disso, ele destaca que, na Polônia, ninguém acredita que o gasoduto seja apenas um projeto de negócios.


Construção do projeto de gás Nord Stream 2
© Sputnik / Sergey Guneev

Morawiecki alega que a Rússia investe o dinheiro obtido com a venda de gás para a Europa na modernização de suas Forças Armadas, metaforizando as palavras de Vladimir Lenin (líder bolchevique), que disse que os capitalistas são tão gananciosos que "nos venderão a corda com a qual serão enforcados".

Recentemente, foi informado que Washington e Kiev concordaram em trabalhar juntos contra o gasoduto russo. Dessa forma, os EUA buscam se beneficiar com esse setor e tentam promover os fornecimentos de seu gás natural liquefeito para a Europa.

O projeto Nord Stream 2 prevê a instalação de um gasoduto a partir da costa norte da Rússia, através do mar Báltico, até a Alemanha, com uma capacidade de 55 bilhões de metros cúbicos de gás por ano.

As autoridades da Rússia e da Alemanha declaram que o objetivo do projeto é fortalecer a segurança energética da Europa no contexto do crescente consumo de gás.

A chanceler alemã Angela Merkel, por sua vez, enfatizou repetidas vezes que Berlim considera o Nord Stream 2 como um projeto comercial, mas ao mesmo tempo vincula sua implementação à preservação do trânsito de gás russo pela Ucrânia. O lado russo também afirmou repetidamente que o gasoduto é um projeto exclusivamente comercial, que é competitivo e não implica a interrupção do trânsito de gás russo para a UE através de Kiev.

Já as autoridades da Ucrânia, Polônia e Lituânia demonstram preocupações quanto à construção do gasoduto e afirmam que este será usado como ferramenta política.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas