Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump reconhece soberania de Israel sobre Colinas de Golã

Ao lado de Netanyahu, presidente dos EUA contradiz décadas de política externa e reconhece a soberania de Israel sobre o território, ocupado em 1967 e anexado em 1981. Síria vê ataque a sua integridade territorial.
Deutsch Welle

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu formalmente nesta segunda-feira (25/03) a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, um território disputado com a Síria e que Israel anexou em 1981.

O governo do presidente sírio, Basahr al-Assad, respondeu de imediato e afirmou que a decisão é um ataque à soberania e à integridade territorial da Síria.

O decreto de reconhecimento foi assinado no início de um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Washington. Trump justificou a medida com as "ações agressivas" do Irã e de grupos "terroristas" contra Israel.

Netanyahu disse que se trata de um dia histórico e que Trump é o melhor amigo que Israel já teve.

Em Israel, o reconhecimento pode significar um forte i…

Irã lança produção em série de seu 1º caça Kowsar

O Irã lançou neste sábado (3) a produção em série do Kowsar, o primeiro caça totalmente desenvolvido no país, informa a agência Tasnim.


Sputnik

O Irã havia apresentado o novo avião em agosto deste ano.


Caça Kowsar, o primeiro de produção iraniana
Caça iraniano Kowsar | CC BY 4.0 / Tasnim News Agency

Segundo a agência, o comandante do Exército, major-general Abdolrahim Mousavie, e o ministro da Defesa Amir Hatami inauguraram a produção em série do jato Kowsar na Empresa Industrial de Produção de Aeronaves Iraniana (HESA), controlada pela Organização de Indústrias de Aviação do Irã (IAIO) do Ministério da Defesa.


Irã lança produção em série do caça Kowsar
Irã lança produção em série do caça Kowsar | CC BY 4.0 / TASNIM NEWS AGENCY / (CROPPED PHOTO)

Equipado com sistemas aviônicos de quarta geração, o caça iraniano é capaz de transportar diversas armas e será usado para missões de apoio aéreo a curta distância.

As autoridades iranianas sublinharam várias vezes que o país não hesitará em fortalecer suas capacidades militares, incluindo na área dos mísseis, mas que estas têm apenas o objetivo de defesa.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas