Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

Trump diz que ideia de Macron sobre exército europeu é 'muito insultante'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (9) que a ideia de seu homólogo francês, Emmanuel Macron, de criar um exército europeu é "muito insultante.


Sputnik

Na terça-feira (6), Macron disse em entrevista que a Europa deveria criar um "verdadeiro exército europeu" para proteger a região. O mandatário francês disse que a medida pode ser útil para proteger a Europa "da China, Rússia e até dos Estados Unidos da América", já que Trump decidiu sair do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF).


Trump se reúne com apoiadores na Pensilvânia.
Donald Trump © Sputnik/ Katelyn Oaks
"Quem será a principal vítima [do abandono do INF pelos EUA]? A Europa e sua segurança", afirmou Macron.

Trump, que está na França para a comemoração do centenário da Primeira Guerra Mundial, foi ao Twitter criticar a proposta de Macron:

"Muito insultante, mas talvez a Europa deva primeiro pagar sua parte justa da Otan, que os EUA subsidiam muito".

Os dois presidentes têm agenda conjunta no sábado para discutir a segurança na Europa, Síria e Irã.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas