Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Caça F-5EM da FAB perde os lançadores de mísseis em pouso duro na CRUZEX 2018

Durante a CRUZEX 2018, atividade multinacional promovida pela Força Aérea Brasileira, houve relatos de que pelo menos três caças F-5EM da FAB foram parar no hangar de manutenção por pane seca, devido a instrumentos que não apresentaram a leitura correta.


Poder Aéreo

Um dos caças F-5EM perdeu as sapatas de trilhos lançadores de mísseis de ponta de asa durante o pouso.



Suspeita-se que o pouso “duro” tenha ocorrido justamente por causa da pane seca, pois o avião pode ter tido que pousar urgentemente antes que os motores apagassem em voo.

A violência do pouso transmitiu a energia do impacto dos trens de pouso para as pontas das asas, causando o colapso dos trilhos lançadores de mísseis.

As fotos em sequência mostram o F-5EM 4849 batendo com as rodas do trem de pouso principal na pista e depois a roda do trem esquerdo descolando da pista, enquanto os lançadores das pontas das asas se soltam do avião.

O F-5EM 4849 faz parte do segundo lote de caças F-5 adquiridos pela FAB, no final dos anos 1980, usados da USAF.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas