Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Como Rússia utiliza o grande potencial aeronáutico soviético?

Através da modernização das aeronaves soviéticas é possível obter eficientes aviões avançados sem gastar muito dinheiro e tempo. O piloto militar russo Vladimir Popov explicou à Sputnik o motivo dessa estratégia ser a mais eficaz.


Sputnik

Inúmeros aviões, entre os quais se destacam o Tu-22M3M e o Tu-160M2, são exemplos de modificações modernas.


Tu-22M3M, bombardeiro modernizado russo, é visto durante a cerimônia de rolagem, na Fábrica de Aviões de Kazan
Tupolev Tu-22M3M © Sputnik / Maksim Bogodvid

Muito parecido com seu antecessor Tu-22, o Tu-22M3M tem um complexo aviônico completamente novo, sendo compatível com o sistema de navegação GLONASS, além de possuir uma interface digital e sistemas de contramedidas eletrônicas.

Popov garante que o Tu-22M3M modernizado pode ser considerado um avião perfeitamente atual.

"Tem um equipamento completamente distinto. Apenas sua aparência antiga permanece, mas tudo o resto é do século XXI. É o segundo avião capaz de transportar mísseis hipersônicos Kinzhal. Temos a possibilidade de melhorar todo o potencial que foi desenvolvido na URSS", disse o especialista.

A base para a criação de tecnologias avançadas, que permitiram criar sistemas computadorizados mais modernos, foi criada por engenheiros soviéticos, ressalta o piloto. Além disso, o mecanismo garante uma boa relação de custo-benefício.

"Para quê criar algo novo se ainda há coisas para modernizar? Está claro que estas possibilidades devem ser exploradas", destacou.

O período de serviço desses aviões é bastante extenso e a tecnologia se mantém atual ao longo de sua vida útil, destaca Popov.

"Atualmente em vez de criar algo completamente novo, é possível modernizar algo já existente", concluiu o piloto russo.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas