Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Lançamento do Submarino Riachuelo – S40 (VIDEO)

Hoje, 14 de dezembro, às 10h da manhã em Itaguaí-RJ, teve início a Cerimônia de Lançamento do Submarino Riachuelo, o primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um nuclear que estão sendo construídos pela Marinha do Brasil. A cerimônia conta com a presença do Presidente da República.
Poder Naval

O nome do primeiro submarino, “Riachuelo”, é alusivo à Batalha Naval do Riachuelo, considerada decisiva na Guerra do Paraguai, com atuação destacada da Marinha do Brasil.


Acompanhe a Cerimônia em tempo real no vídeo no final deste post.
Prosub

O Brasil tem o mar como uma forte referência em todo o seu desenvolvimento. É nessa área marítima que os brasileiros desenvolvem as atividades pesqueiras, o comércio exterior e a exploração de recursos biológicos e minerais. A imensa riqueza das águas, do leito e do subsolo marinho nesse território justifica seu nome: Amazônia Azul.

A Amazônia Azul cobre uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados. Mas o país pleiteia na Organização das Naç…

EUA bloqueiam venda de caças F-16 por Israel à Croácia, segundo imprensa

A administração do presidente norte-americano Donald Trump está bloqueando um contrato de venda por Israel de caças F-16 de fabricação norte-americana à Croácia, de acordo com um portal de notícias.


Sputnik

O contrato de US$ 500 milhões (R$ 1,93 bilhões) prevê a venda dos 12 caças modernizados pelo lado israelense, segundo o portal Axios, citando fontes oficiais no Estado judaico.


Caça F-16 da Força Aérea de Israel
F-16 Fighting Falcon israelense © AP Photo / Jack Guez

De acordo com seus dados, os EUA também queriam ganhar o concurso para fornecer os caças para a Força Aérea da Croácia, e consideram que as ações de Israel são desonestas por este tentar competir com seu aliado.

Segundo o Axios, os EUA insistem que para vender caças norte-americanos a terceiros Israel precisa de autorização por parte de Washington. Três semanas atrás, o lado norte-americano deu a entender ao governo israelense que os EUA iriam bloquear a venda. Por sua vez, o governo croata reagiu de forma negativa aos obstáculos no cumprimento do acordo e deu a entender a Israel que está aguardando pela sua eliminação o mais breve possível.

Conforme as fontes israelenses do portal, a questão do contrato com a Croácia estava na agenda do encontro que houve entre o premiê israelense Benjamin Netanyahu e o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo nesta segunda-feira (3). De acordo com o Axios, Pompeo disse a Netanyahu que não estava contra a venda, mas que o secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, estava bloqueando o contrato.

O governo da Croácia decidiu comprar 12 caças israelenses F-16 em março, com um prazo de pagamento de 10 anos.

Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas