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Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

EUA buscam tecnologia avançada para veículos hipersônicos

A Agência de Projetos Avançados de Defesa dos EUA (DARPA) precisa de engenheiros que desenvolvam materiais inovadores para a fabricação de veículos hipersônicos que não sobreaqueçam em voos que superam mais de 5 vezes a velocidade do som.


Sputnik

Em comunicado divulgado no começo deste mês, a DARPA observou que os veículos hipersônicos que voam na atmosfera a "velocidades incrivelmente altas" criam "intenso atrito com o ar circundante", o que produz calor nas bordas anteriores das asas (as que primeiro entram em contato com o ar) ou nas partes dianteiras dos veículos.


Avião hipersônico norte-americano X-51A (ilustração conceptual)
X-51A dos EUA | CC0 / Wikimedia/ Força Aérea dos EUA

"Desenvolver estruturas que possam resistir a temperaturas e a velocidades tão altas é um desafio técnico, principalmente para as bordas de ataque, que suportam o impacto do calor", observa o comunicado.

Para encontrar uma solução, a DARPA anunciou recentemente um novo programa: Arquiteturas de Materiais e Caracterização para Veículos Hipersônicos (MACH). A apresentação inicial do programa, cujo objetivo é desenvolver novas soluções de design e materiais para "bordas de direção agudas e com formato estável para veículos hipersônicos", será realizada no dia 22 de janeiro em Arlington, no estado norte-americano da Virgínia, onde as empresas interessadas em participar da iniciativa poderão saber mais sobre o projeto.

"Durante décadas, as pessoas estudaram o resfriamento das bordas quentes dos veículos hipersônicos, mas não conseguiram demonstrar conceitos práticos durante o voo", especificou Bill Carter, gerente de programas do Departamento de Ciências da Defesa da DARPA, no comunicado à imprensa.

Segundo ele, o principal objetivo é desenvolver arquiteturas de materiais escaláveis que permitam o transporte de massa se espalhar e repelir o calor.

"Nos últimos anos, temos visto avanços na engenharia térmica e na manufatura que podem permitir o desenvolvimento e a fabricação de arquiteturas muito complexas que não eram possíveis no passado", acrescentou.

De acordo com a DARPA, o programa MACH consistirá em duas áreas técnicas. A primeira se concentrará no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento térmico que resfriam as bordas das asas através do que eles chamam de "design térmico avançado", enquanto a segunda se concentrará no desenvolvimento de novos revestimentos e materiais de alta temperatura para veículos hipersônicos que não exigem resfriamento imediato devido à natureza dos materiais.

No entanto, não foram fornecidas informações complementares relativas a esses materiais.

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