Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Exército de Israel encontra túnel de Hezbollah e prepara sua destruição

Nesta terça-feira (4), as Forças de Defesa de Israel encontraram o primeiro túnel escavado pelo movimento Hezbollah desde o Líbano até ao território do Estado judeu, comunicou a assessoria do exército.


Sputnik

"As tropas do exército de Israel encontraram na parte sul do [povoado libanês de] Kafr Killa um túnel ofensivo transfronteiriço. No momento, o exército iniciou ações táticas e de engenharia para neutralizar o túnel", segundo o comunicado.


Soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF) em Hebron (foto de arquivo)
CC BY 2.0 / Forças de Defesa de Israel (IDF)

Posteriormente, a assessoria de imprensa das Forças de Defesa de Israel comunicou sobre a destruição do túnel.

Trata-se do primeiro resultado da operação Escudo do Norte, iniciada na terça-feira (4), que tem como objetivo neutralizar todos os túneis destinados à incursão de grupos de sabotagem no território de Israel.

De acordo com os militares, eles estão operando dentro dos limites do território de Israel.

Segundo seus dados, o túnel atravessava a linha de fronteira entre os dois Estados, mas sua construção não estava acabada, portanto, este não apresentava perigo iminente para os israelenses.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas