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VÍDEO: Saab Gripen E 39-10 realiza teste de motor

A Saab divulgou vídeo do terceiro Saab Gripen E, o 39-10, realizando teste de motor.
Poder Aéreo

No Programa de Testes do Gripen E, os protótipos 39-8 e 39-9 estão servindo como plataforma para a Flight Test Instrumentation (FTI) e para testes de sistemas.
O 39-10 aferirá o peso correto da aeronave, testará a plataforma e sistemas.

Os Gripens E 39-9 e 39-10 se beneficiaram com computadores novos e atualizados, melhorando ainda mais a capacidade da aeronave, em relação à primeira 39-8.

O Gripen 39-10 deverá ser seguido pelo primeiro avião da Força Aérea Brasileira, que está em fase final de montagem na Suécia.
Assista aqui o vídeo

'Incidente de Kerch' pode se repetir no Ártico, adverte mídia alemã

As ações dos EUA "destinadas a garantir a liberdade" da navegação marítima, que provavelmente serão realizadas em áreas reclamadas pela Rússia, podem levar a uma repetição do "incidente de Kerch", escreve a revista alemã Telepolis.


Sputnik

Moscou reforça o controle sobre suas águas costeiras por razões econômicas e militares, ressalta a publicação. Assim, desde 2013, está decorrendo um aumento da presença militar russa no Ártico — lá surgem bases navais e aéreas. Além disso, o país está construindo novos quebra-gelos, observa o autor.


Quebra-gelos Lenin no Ártico, foto de arquivo
Quebra-gelo russo Lênin, no Ártico © Sputnik / M. Kurnosov

Nessa conexão, o autor lembra as palavras do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, que anteriormente afirmou que a Aliança responderá à presença militar russa no Ártico aumentando sua própria presença na região. Ao mesmo tempo, o vice-almirante Andrew Lewis, comandante da reconstituída Segunda Frota da Marinha dos Estados Unidos, também disse que os Estados Unidos poderiam atuar nos territórios disputados, indica a revista.

No entanto, o incidente no estreito de Kerch mostrou que a Rússia "reagirá mais agressivamente" se tiver que defender seus interesses, de modo que no futuro isso pode acontecer no Ártico e em outras regiões, conclui o autor.

Anteriormente, a Marinha estadunidense havia informado que, em 5 de dezembro, o destróier USS McCampbell se aproximou do golfo de Pedro, o Grande, adjacente à costa da região russa de Primorie onde fica a base da Frota do Pacífico russa.

A porta-voz da Frota do Pacífico dos EUA, Rachel McMarr, disse que o posicionamento do navio visa desafiar "as excessivas reivindicações marítimas da Rússia e defender os direitos, liberdades e uso legítimo do mar de que os EUA e outros países desfrutam".

Não obstante, o Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, assegurou que o destróier norte-americano USS McCampbell não se aproximou das águas territoriais russas a uma distância inferior a 100 quilômetros.

A aproximação ocorreu depois de, em 25 de novembro, três navios da Marinha ucraniana terem atravessado a fronteira da Rússia, violando assim o direito marítimo. As embarcações entraram em águas temporariamente fechadas e efetuaram manobras perigosas, ignorando as exigências da Guarda Costeira russa. Nessa conexão, os agentes de segurança se viram obrigados a usar armas. Em seguida, todos os navios ucranianos foram apreendidos e as tripulações foram detidas. O lado russo abriu um processo criminal por violação da fronteira.

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