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Diretor de Projetos da Marinha do Brasil diz que Programa Tamandaré não será afetado por cortes no orçamento

Convidado para falar a empresários catarinenses durante a reunião do Comitê da Indústria da Defesa (Comdefesa), da Fiesc, o vice-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, diretor de Projetos da Marinha do Brasil, garantiu na manhã desta quinta-feira que o bloqueio de verbas do governo federal não vai afetar o andamento do projeto de construção de quatro navios da Marinha em Itajaí.
Poder Naval

Ele confirmou que o recurso previsto para a empreitada, de R$ 2,5 bilhões, está contingenciado – mas acredita que isso será revertido no segundo semestre. – Esse projeto não tem volta. O Brasil e a Marinha precisam modernizar a frota – afirmou.

A Marinha foi a principal atingida pelo bloqueio de verbas no setor de Defesa, que soma R$ 13 bilhões. O recurso para as corvetas está com a Emgepron, empresa de projetos da Marinha que negocia os termos do contrato com o consórcio Águas Azuis, vencedor da concorrência pública para construção das embarcações.

O grupo tem entre as consorciadas a alemã Thys…

Mídia compara avião russo Il-112V com An-140 ucraniano

O novo avião de transporte russo Il-112V, apesar de ter um design semelhante ao do An-140 ucraniano, apresenta melhor eficiência energética, alcance e custo de manutenção em comparação com o análogo da Ucrânia, escreve a revista The National Interest.


Sputnik

O Il-112V faz parte do programa para modernização da aviação de transporte leve na Rússia, refere a revista.


Avião russo de transporte militar Il-112V
Ilyushin Il-112V © Sputnik / Serviço de imprensa do escritório de projetos Ilyushin

Na época da União Soviética, os dois principais desenvolvedores de aviões de transporte eram os escritórios de projetos Ilyushin e Antonov. O Ilyushin criava aeronaves de transporte pesadas, enquanto o Antonov se dedicava mais à aviação de transporte leve, esclarece a publicação.

Querendo substituir os obsoletos aviões de transporte An-24 e An-26, a Rússia inicialmente assinou um contrato para comprar aviões An-140 em Kiev como parte de uma joint venture, mas o acordo foi frustrado em consequência da crise política de 2014 na Ucrânia, observa a NI.

Aparentemente o Il-112V e o An-140 são quase idênticos em termos de design, mas há algumas pequenas diferenças nas características, ressalta o autor do artigo, acrescentando que a aeronave russa tem dimensões maiores e sua velocidade máxima é de 500 km/h contra 575 km/h do An-140.

Ao mesmo tempo, o Il-112V está equipado com um motor TV7-117 desenvolvido pela fábrica Klimov, cuja eficiência é 38% maior que a do TV3-117 instalado no An-140, o que melhora o alcance de voo da aeronave russa e reduz seu custo de manutenção, segundo a opinião do autor da matéria.

Além disso, o Il-112V também pode se orgulhar de ter um novo sistema de defesa antimísseis President-S, do Consórcio de Tecnologias Radioeletrônicas, que faz parte da estatal Rostec, elucida a edição.

Atualmente a Rússia já está promovendo o Il-112V na Índia como um substituto para as aeronaves britânicas de curta distância Avro 748, que estão em serviço da Força Aérea indiana, conclui a revista norte-americana.

O avião ligeiro de transporte militar Il-112V foi projetado para transportar e desembarcar até cinco toneladas de armas leves e equipamento militar, carga e pessoal. No futuro, ele substituirá não apenas o An-26, mas também – de acordo com o planejado – competirá com os melhores aviões de transporte desta classe em todo o mundo.

O primeiro protótipo do Il-112V foi transferido para testes de voo no final de novembro.

O An-140 é um avião ucraniano de transporte de carga e passageiros desenvolvido pela empresa estatal da Ucrânia Antonov. A aeronave foi projetada para o transporte de passageiros e cargas a uma distância de 3.700 km. No momento, sua produção foi cancelada. O número de aviões produzidos até 15 de fevereiro de 2017 é de 36 unidades.

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