Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump reconhece soberania de Israel sobre Colinas de Golã

Ao lado de Netanyahu, presidente dos EUA contradiz décadas de política externa e reconhece a soberania de Israel sobre o território, ocupado em 1967 e anexado em 1981. Síria vê ataque a sua integridade territorial.
Deutsch Welle

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu formalmente nesta segunda-feira (25/03) a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, um território disputado com a Síria e que Israel anexou em 1981.

O governo do presidente sírio, Basahr al-Assad, respondeu de imediato e afirmou que a decisão é um ataque à soberania e à integridade territorial da Síria.

O decreto de reconhecimento foi assinado no início de um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Washington. Trump justificou a medida com as "ações agressivas" do Irã e de grupos "terroristas" contra Israel.

Netanyahu disse que se trata de um dia histórico e que Trump é o melhor amigo que Israel já teve.

Em Israel, o reconhecimento pode significar um forte i…

Rússia confirma reunião com representantes turcos para discutir situação na Síria

A Rússia está trabalhando para a realização de uma reunião em Moscou com a delegação turca para discutir a situação na Síria, disse o Ministério das Relações Exteriores russo nesta quarta-feira (26).


Sputnik

No início do dia, Omer Celik, porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) da Turquia, disse que uma delegação turca visitará Moscou no dia 29 de dezembro para discutir a operação de Ancara no leste do Eufrates e a retirada das tropas norte-americanas da Síria.


Aviões da Força Aeroespacial da Rússia na base de Hmeymim, Síria
Base russa na Síria © Foto: Ministério da Defesa da Rússia

O porta-voz do AKP acrescentou que a delegação incluiria o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, o ministro da Defesa, Hulusi Akar, e o chefe da inteligência nacional, Hakan Fidan.

"A reunião com a delegação representativa turca está sendo elaborada. Espera-se que contatos de alto nível sobre a situação na Síria possam ser realizados em Moscou em um futuro próximo", disse o Departamento de Informação e Imprensa do ministério.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na terça-feira sua intenção de visitar Moscou nos próximos dias e se reunir com o líder russo Vladimir Putin. Segundo o presidente turco, uma delegação de Ancara vai manter conversações em Moscou antes de sua visita.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas