Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA entregam armas modernas a forças curdas da Síria, escreve mídia

Os opositores americanos da retirada das tropas dos EUA da Síria entregaram armas modernas às Unidades de Proteção Popular (YPG), escreveu o jornal turco Yeni Akit, citando fontes locais.
Sputnik

A edição destaca que o fornecimento é referente a um grande número de modernos sistemas de mísseis antitanque Javelin e Tow. Supõe-se que os curdos usem essas armas contra tanques turcos, que logo entrarão em Manbij, no norte da Síria.


Segundo a publicação, as forças especiais turcas estão no momento realizando buscas por esses complexos nesta cidade e, devido a isso, a Turquia está atrasando sua operação militar na referida cidade.

Anteriormente, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan havia anunciado que, se os EUA não se retirarem da Síria, Ancara estaria pronta para lançar uma operação no leste do Eufrates, assim como em Manbij, contra as forças de autodefesa dos curdos sírios.

Em meados de dezembro de 2018, o líder americano, Donald Trump, declarou a vitória sobre o grupo de militantes Daesh …

Turquia ataca posições curdas no norte do Iraque

A aviação turca atacou na quinta-feira (13) posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, informou o Ministério da Defesa turco.


Sputnik

A declaração do Ministério relata que aviões turcos atacaram refúgios e túneis de "terroristas do PKK, PYD [Partido de União Democrática dos curdos sírios], YPG [Unidades de Proteção Popular dos curdos sírios] e outros grupos" nas zonas de Sinjar e Karacak Dagi no Curdistão iraquiano.


Forças curdas no Iraque (imagem referencial)
Tropas turcas no Iraque © REUTERS / Azad Lashkari

A agência Anadolu informou que a operação envolveu mais de 20 aviões, bem como drones e aviões-tanques que destruíram mais de 30 instalações do PKK.

As posições de terroristas foram detectadas em coordenação com as unidades de inteligência e destruídas de forma segura tanto para civis como para meio ambiente.

"Todos juntos, ombro com ombro, com a mesma perseverança e determinação, continuaremos operações até neutralização do último terrorista", comentou o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar.

Ancara realiza operações regulares contra o PKK nas regiões fronteiriças com Iraque, mas na zona de Karacak Dagi, que se encontra a uns 165 quilômetros da fronteira com a Turquia, a ofensiva foi levada a cabo pela primeira vez.

Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas