Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Gorbachov chama EUA para retomar diálogo com a Rússia sobre armas nucleares

O último presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachov, pediu que os Estados Unidos retomem um "diálogo sério" com a Rússia sobre o problema das armas nucleares e alertou contra as "perigosas tendências destrutivas" na política mundial, em artigo publicado nesta quarta-feira no jornal "Vedomosti".
EFE

Moscou - Após constatar uma ruptura da comunicação entre Moscou e Washington, o ex-líder soviético se dirigiu em particular aos congressistas americanos para pedir que deixem de lado suas diferenças partidárias para facilitar um "diálogo sério" entre ambos os países.


"Estou convencido de que a Rússia está preparada (para o diálogo)", ressaltou Gorbachov, que manifestou preocupação com a suspensão, primeiro pelos EUA e depois pela Rússia, do Tratado de Eliminação dos Mísseis de Médio e Curto Alcance (INF), que ele assinou em 1987 com o então presidente americano, Ronald Reagan.

Gorbachov apontou que por trás da decisão de Washington de deix…

Ataque a base do serviço secreto do Afeganistão deixa 12 mortos e 28 feridos

Um ataque dos talibãs a uma base do Diretório Nacional de Segurança do Afeganistão recentemente construída na província de Maidan Wardak, na região central do país, deixou 12 mortos e 28 feridos nesta segunda-feira.


EFE

Cabul - "Recebemos no hospital da província 40 vítimas do ataque, sendo que 12 delas morreram antes de chegar e 28 estão feridas", afirmou em entrevista à Agência Efe o chefe do Departamento de Saúde Pública de Maidan Wardak, Salim Asarkhil.


Soldado afegão em foto de 2018. EFE/ Hedayatullah Amid
Soldado afegão em foto de 2018. EFE/ Hedayatullah Amid

Não há civis entre as vítimas, segundo Asarkhil. Segundo ele, quase todas as pessoas levadas ao hospital eram integrantes das forças de segurança do Afeganistão.

Sardar Bakhtiar, integrante do conselho provincial de Maidan Wardak, informou que o ataque à base do Diretório Nacional de Segurança, principal órgão do setor no país, começou às 7h30 no horário local (1h em Brasília).

"Um primeiro terrorista suicida detonou um carro cheio de explosivo contra a base. A explosão foi seguida de um tiroteio de cerca de 20 minutos depois de vários insurgentes terem entrado no edifício", explicou Bakhtiar à Efe.

A base militar, onde atuam cerca de 150 funcionários da agência de inteligência, fica a menos de dois quilômetros da capital da província, Maidan Shahar.

O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, reivindicou a autoria do atentado em breve comunicado. Segundo ele, os insurgentes assassinaram "vários soldados e oficiais das forças especiais".

Maidan Wardak, situada ao sul de Cabul, faz divisa com Ghazni e Logar, duas províncias bastante instáveis do país, e tem uma importância estratégica para o governo, já que liga o sul com a região central do Afeganistão.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas