Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Caça da Força Aérea da Índia sofre queda no norte do país, diz mídia

Um caça Jaguar da Força Aérea da Índia caiu na cidade de Kushinagar, estado de Uttar Pradesh (norte do país), informou o jornal Times of India.


Sputnik

O avião levantou voo da cidade de Gorakhpur para missão rotineira. Segundo a mídia, o piloto conseguiu se ejetar do caça e, com ajuda de paraquedas, aterrissar em segurança.


Caça Jaguar da Força Aérea da Índia
SEPECAT Jaguar indiano © AFP 2018 / PRAKASH SINGH

A causa da queda ainda não foi revelada. Uma comissão investigativa foi encarregada para analisar o acidente.

Um vídeo, filmado no local do acidente, mostra escombros flamejantes e uma grande multidão de testemunhas.

"Nesta manhã, um avião Jaguar caiu quando estava levantando voo de Gorakhpur para uma missão rotineira. O piloto se ejetou com segurança. Uma comissão investigativa foi encarregada para analisar o acidente", lê-se no comunicado da Força Aérea da Índia.

Jaguar é um caça de ataque ao solo de dois motores, projetado e desenvolvido pelas empresas BAC (hoje BAE) inglesa e a Breguet francesa (hoje faz parte da Dassault) nos anos 1960. A Índia começou a usar esses caças em 1979.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas