Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Chancelaria do Irã convoca embaixador holandês após ataque a embaixada em Haia

No último dia 9, o grupo separatista "Movimento Democrático Árabe Patriota em Ahwaz" atacou a embaixada iraniana em Haia. De acordo com um vídeo postado nas redes sociais, os atacantes jogaram vários itens na embaixada, enquanto seguravam a bandeira do grupo nas mãos.


Sputnik

"Na segunda-feira, o embaixador da Holanda foi convocado pelo chefe do Departamento Europeu no Ministério de Relações Exteriores do Irã. Ele foi fortemente advertido", disse a chancelaria iraniana em um comunicado divulgado hoje.


Ministério das Relações Exteriores do Irã
Ministério das Relações Exteriores do Irã © Sputnik / Andrey Stenin

O Ministério destacou para o embaixador a falta de precauções policiais usadas para prevenir este incidente e outras similares que foram cometidas no passado. Também exigiu que as autoridades holandesas garantam a segurança da missão diplomática iraniana e diplomatas iranianos em Haia e previnam ataques semelhantes no futuro, segundo a declaração.


Autoridades holandesas não se pronunciaram sobre a convocação do embaixador.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas