Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

'Déspota' blindado: República Sérvia apresenta seu novíssimo veículo (VÍDEO)

No dia 9 de janeiro, durante celebrações do Dia da República em Banja Luka, foi apresentado pela primeira vez ao público o veículo blindado Despot (Déspota), fabricado na República Sérvia.


Sputnik

A Sputnik Sérvia entrevistou o diretor da empresa fabricante Tehnicki Remont Bratunac, Slavenko Ristic, sobre as vantagens, características técnicas, bem como potencial para exportação do veículo blindado.


Veículo blindado sérvio Despot (Déspota)
Blindado sérvio Despot © Foto : Tehnicki Remont Bratunac

De acordo com o interlocutor da agência, a empresa já tem conhecimento de dois compradores que estão prontos para adquirir um lote de 10 blindados cada um.

A ideia do projeto surgiu em 2017, em 2018 a empresa começou a realizá-lo. Ristic disse que o veículo ainda está passando pelo estágio de testes e será lançado no mercado até maio. Segundo o entrevistado, a realização do projeto contou com a consultoria de um proeminente desenvolvedor de blindados alemão, cujo nome Ristic não divulgou.

Os fabricantes do Despot têm certeza que o blindado será o melhor em sua classe. O veículo conta com proteção contra minas antipessoais, possui um motor Mercedes e é dotado de equipamento de última geração. Todas as suas peças, inclusive o sistema de ventilação e hermetização, segundo os fabricantes, são feitas de aço blindado. Além disso, o Despot possui proteção contra agentes biológicos e químicos.

"Em terreno aberto o Despot é capaz de atingir 130 km/h, podendo superar obstáculos verticais, fossos, obstáculos aquáticos, paredes até determinada altura […] Mas o mais importante é que o nosso veículo possui uma ótima altura a partir do solo e um sistema hidráulico automático de abertura das portas traseiras. O que permite aumentar a operacionalidade da reação da tripulação", foi assim que Ristic descreveu as capacidades da sua criação.

O diretor da empresa apontou também para as vantagens econômicas que o projeto pode trazer ao país.

"Este projeto tem um grande significado não somente para a segurança da República Sérvia, mas também para sua economia. Sua competitividade é assegurada não apenas pelas características técnicas e facilidade logística dos fornecimentos, mas também pela manutenção competitiva. É a nossa chance", concluiu o diretor da empresa.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas