Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

EUA e Austrália iniciam manobras antissubmarino nas proximidades de Guam

Segundo o Pentágono, Austrália e EUA deram início a manobras navais anuais, conhecidas como Dragão do Mar, no Pacífico Ocidental.


Sputnik

As manobras visam aperfeiçoar capacidades e elevar a letalidade em uma eventual guerra antissubmarino, segundo o capitão-tenente Korhan Orgun.


Resultado de imagem para p-8 poseidon
Boeing P-8 Poseidon | Reprodução


Além disso, as manobras estão voltadas para a batalha antissubmarino (ASW), sendo assim, as manobras contarão com quatro aeronaves P-8A dos EUA e Austrália, que realizarão voos operacionais, contando com o apoio do Centro de Operações Táticas Móveis.

Durante a realização das manobras, será simulada uma situação de batalha antissubmarino e outros alvos, utilizando o submarino de ataque de classe Los Angeles.

Segundo o comunicado, o exercício Dragão do Mar ocorrerá até o dia 25 de janeiro, na base da Força Aérea Andersen, em Guam.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas