Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

EUA enviarão equipe à Turquia para tentar barrar compra do sistema russo S-400

Os Estados Unidos enviarão uma equipe à Turquia nas próximas semanas para esclarecer suas preocupações sobre a compra do sistema russo de defesa aérea S-400 por Ancara, disse Ismail Demir, presidente da Indústria de Defesa da Turquia.


Sputnik

Na semana passada, a agência de notícias turca Anadolu informou, citando fontes, que Ancara rejeitou a proposta de Washington, feita durante a visita da delegação dos EUA à Turquia, para cancelar a aquisição dos sistemas de defesa aérea russa S-400 em favor da compra do sistemas de defesa de mísseis aéreo americano Patriot.


O sistema de defesa antiaéreo russo S-400 Triumph
S-400 Triumph © Sputnik / Grigory Sysoev

"Temos ouvido constantemente sobre os potenciais danos e problemas sobre a qualificação de caça furtiva dos F-35 no caso de sua implantação para um local próximo ao S-400s […] Nós nunca tivemos uma equipe nos visitando para esclarecer sobre quais são os riscos técnicos. Nós lhes dissemos várias vezes para vir e explicar todas as suas preocupações, se eles acham que são sérios. Agora, depois de tudo isso, eles nos disseram que vão enviar uma equipe nas próximas semanas", declarou Demir, citado pelo jornal Hurriyet nesta terça-feira.

Em dezembro de 2018, o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de US$ 3,5 bilhões de sistemas Patriot para a Turquia. O porta-voz da presidência da Turquia, Ibrahim Kalin, afirmou na época que a possível compra do Patriot não afetaria o acordo entre Ancara e Moscou sobre a compra dos mísseis S-400 fabricados na Rússia.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas