Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

EUA transportaram meia tonelada de plutônio para Nevada sem nem ao menos avisar

O Departamento de Energia dos EUA enviou secretamente meia tonelada de plutônio para construção de armas nucleares em Nevada.


Sputnik

O governo do estado de Nevada teme que sejam realizadas novas entregas do material nuclear, ressaltando que o transporte foi realizado mesmo com forte oposição do estado.


Míssil nuclear (arquivo)
© AP Photo / Charlie Riedel

A ação do Departamento de Energia gerou uma grande revolta no governo de Nevada. O material nuclear partiu da Carolina do Sul em direção a uma área de segurança nuclear a 113 km ao norte de Las Vegas, mesmo as autoridades estaduais tendo solicitado judicialmente o bloqueio do transporte.

Nevada está procurando uma ordem emergencial para bloquear e evitar novos envios de plutônio, segundo informou o governador Steve Sisolak em coletiva de imprensa.

O governador afirma "suspeitar" de que mais plutônio esteja a caminho de Nevada e, por isso, está procurando qualquer resolução legal, incluindo as ordens judiciais contra o governo federal, em uma luta considerada por ele uma "desconsideração" com a segurança dos cidadãos de Nevada.

"Eles mentiram para o estado de Nevada, enganaram o tribunal federal e comprometeram a segurança das famílias e do meio ambiente de Nevada", enfatizou Sisolak.

Sisolak cita que o Departamento de Energia dos EUA não avaliou devidamente os riscos de transportar o material em uma área sujeita a terremotos e inundações, alertando que o plutônio deveria ser transportado através de Las Vegas, colocando em risco a cidade de aproximadamente 2,2 milhões de moradores, além de 40 milhões de turistas que recebe anualmente.

Enquanto isso, o Departamento de Justiça afirma que o transporte de material nuclear para Nevada é planejado e qualquer material nuclear removido de Savannah River será entregue em algum lugar até 2020.

É importante observar que o presidente Donald Trump reativou a proposta que Barack Obama havia abandonado. O projeto prevê o armazenamento de Plutônio nas usinas de Yucca e Texas.

Comentários

Postagens mais visitadas