Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

Há 45 anos, acontecia o ‘flight zero’ do YF-16

No vídeo abaixo, o piloto Phil Oestricher conta como foi o “flight zero” do protótipo YF-16 que quase acabou em acidente, em 20 de janeiro de 1974.


Poder Aéreo

Durante o teste de táxi em alta velocidade, o piloto de testes da General Dynamics decidiu decolar para evitar a destruição da máquina e aterrissou em segurança seis minutos depois.



O simulador que Oestricher tinha treinado não retratava adequadamente as forças do manche, e ele não soube avaliar quanto de aileron estava comandando. Após a corrida de decolagem, o YF-16 mal podia ser controlado, e Oestricher decidiu que seria mais seguro voar.

O estabilizador horizontal direito foi avariado neste primeiro voo inadvertido do YF-16. Ele foi substituído em cerca de três dias, durante os quais o sistema de controle de voo foi ajustado para compensar os comandos excessivamente sensíveis do manche durante a decolagem.

O piloto de testes e engenheiro Phil Oestricher, a primeira pessoa a pilotar o protótipo YF-16, faleceu em Fort Worth, Texas, no dia 18 de dezembro de 2015, aos 84 anos de idade.


Comentários

Postagens mais visitadas