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Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Mídia compara aviões da Força Aérea alemã com peça de museu

Os caças-bombardeiros Tornado já se encontram expostos em muitos museus mas ainda estão em serviço do exército alemão, e o Ministério da Defesa alemão não consegue decidir como substituí-los, informa o jornal Die Welt.


Sputnik

Os caças-bombardeiros Tornado são exibidos como peças de museu nos EUA, Bulgária e até mesmo na própria Alemanha, destaca o autor do artigo Thorsten Jungholt.


Caça Panavia Tornado da Luftwaffe (foto do arquivo)
Panavia Tornado alemão | Wikipedia

Desde o início dos anos 80, esses aviões estão em serviço da Luftwaffe e, junto com a nova aeronave Eurofighter, são a base da Força Aérea do país. Segundo os planos do Ministério da Defesa da Alemanha, estas aeronaves permanecerão em serviço até 2025, e depois serão substituídas por aviões novos.

No entanto, segundo o Die Welt, este processo de substituição dos Tornado não está garantido, podendo enfrentar vários obstáculos.

Por causa das contradições políticas no Ministério da Defesa da Alemanha, ainda não foi decidido que aeronave comprar para substituir os Tornado: a Força Aérea apoia a compra de aviões americanos, enquanto a Airbus quer vender os seus Eurofighter à Alemanha, argumentando com os interesses da indústria europeia.

Ao mesmo tempo, não é mais possível adiar a decisão por muito tempo, já que os gastos de manutenção de aviões obsoletos estão crescendo e fica cada vez mais difícil fornecer as peças necessárias, explica o autor.

Além disso, há outro problema: devido à falta de peças sobressalentes e à recusa de treinar os pilotos nos EUA, o processo de preparação das tripulações do Tornado se torna muito longo, escreve o Die Welt. Assim, desde 2017, apenas um piloto e quatro operadores de sistemas de bordo foram preparados, diz-se na publicação.

O tenente-general Ingo Gerharts, inspetor da Força Aérea da Alemanha, afirmou que preferiria ver os Tornado apenas no museu de história militar, por isso é importante que o departamento militar alemão resolva rapidamente o problema da substituição deste avião obsoleto, conclui o Die Welt.

O Panavia Tornado é um jato com asa de geometria variável, elaborado no início dos anos 1970 pelos especialistas da empresa alemã Messerschmitt-Bölkow-Blohm juntamente com a empresa britânica British Aerospace e com a participação da italiana Alenia Aeronautica.

Há duas modificações principais: o caça-bombardeiro Tornado IDS e o interceptor Tornado ADV. É uma das principais aeronaves de combate da OTAN, tendo sido ativamente usada durante os combates no Iraque e nos Balcãs. Também pode transportar armas nucleares.

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