Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

'Queremos que a Venezuela volte à democracia', diz Bolsonaro a TV dos EUA

Em entrevista à Fox News, o presidente também defendeu o muro para separar EUA do México. Nesta terça, ele vai se encontrar com Donald Trump.
Por G1

O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista à TV norte-americana na madrugada desta terça-feira (19) que a Venezuela estará no centro das discussões durante o encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, nesta tarde.

Ao canal Fox News, Bolsonaro reafirmou que o presidente norte-americano mantém "todas as opções na mesa"em relação à Venezuela. "Nós não podemos falar em todas as possibilidades, mas o que for possível de forma diplomática", disse Bolsonaro, segundo tradutor da emissora.

A entrevista foi ao ar com tradução simultânea, e em alguns trechos não foi possível ouvir o que o presidente respondeu. Bolsonaro disse que o Brasil é o país mais interessado em pôr fim ao governo de Nicolás Maduro.

O presidente afirmou que o governo brasileiro está alinhado ao de Trump. "Hoje temos nova ideologia,…

Quão prestigioso se tornaria Vietnã com caças russos Su-57 de 5ª geração?

A intenção do Vietnã de comprar 12 caças russos Su-57 de quinta geração levou especialistas a analisar o potencial militar de países asiáticos e a concluir que os novíssimos caças russos seriam capazes de tornar a Força Aérea vietnamita em uma das mais fortes do Sudeste Asiático, escreve Military Watch.


Sputnik

"Como o Vietnã carece de Sistemas Aéreos de Alerta e Controle (AWACS), tais como o A-50, os sensores avançados do Su-57 proporcionariam um nível sem precedentes de reconhecimento situacional, enquanto que o longo alcance e alta altitude [do Su-57] seriam excelentes para patrulhar o disputado mar do Sul da China, região onde a presença militar da China tem crescido consideravelmente", de acordo com a revista.


Caça da quinta geração Su-57
Sukhoi Su-57 © Sputnik / Aleksei Kudenko

O caça Su-57, armado com mísseis R-37 ar-ar de longo alcance, que conseguem atingir alvos a 400 km, desafiaria seriamente a superioridade aérea chinesa. Além disso, o grande potencial de ataque do Su-57 abriria portas para equipá-lo com mísseis balísticos hipersônicos X-47M2 Kinzhal. Os novos mísseis Kinzhal são muito mais eficientes do que os antigos mísseis vietnamitas Scud.

Para se ter uma noção, o novo míssil voa 10 vezes mais rápido do que a velocidade do som, e a alta capacidade de manobra e precisão o torna "muito mortal como uma plataforma de ataque tático" e praticamente invulnerável à interceptação da defesa antimíssil.

Mísseis hipersônicos podem atingir não apenas alvos militares terrestres, mas também navios inimigos, incluindo aqueles capazes de desabilitar até mesmo os maiores porta-aviões com um ataque.

Segundo especialistas, a aquisição de caças russos Su-57 pelo Vietnã poderia ser causada pela intenção de Singapura de substituir os antigos caças F-16 por novos aviões furtivos americanos F-35A.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas