Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Rússia acusa EUA de prenderem cidadão russo após detenção de ex-fuzileiro norte-americano

Detenções podem complicar ainda mais os laços entre Washington e Moscou, apesar do desejo externado pelos presidentes Donald Trump e Vladimir Putin de construírem uma boa relação pessoal.


Reuters

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse neste sábado (5) que os Estados Unidos detiveram um cidadão russo dias depois de Moscou ter prendido o ex-fuzileiro naval norte-americano Paul Whelan por suspeita de espionagem.

Resultado de imagem para Ministério das Relações Exteriores da Rússia
Ministério das Relações Exteriores da Rússia | © Sputnik / Maksim Blinov

Whelan foi preso pelo Serviço de Segurança Federal russo no dia 28 de dezembro. A família do ex-fuzileiro diz que ele é inocente e que estava em Moscou por causa de um casamento.

O ministério afirmou que os EUA prenderam o cidadão russo Dmitry Makarenko nas Ilhas Mariana do Norte no dia 29 de dezembro, e o levaram para a Flórida.

"Makarenko, nascido em 1979, chegou à Ilha Saipan com sua mulher, crianças e parentes mais velhos. Ele foi preso pelo FBI no aeroporto logo após a sua chegada”, disse o ministério.

A embaixada norte-americana em Moscou não comentou o ocorrido.

As acusações de ambos os lados podem complicar ainda mais os laços entre Washington e Moscou, apesar do desejo externado pelos presidentes Donald Trump e Vladimir Putin de construírem uma boa relação pessoal.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou nesta semana que Washington pediu a Moscou que explique a prisão de Whelan e que vai exigir o seu imediato retorno caso a detenção não tenha uma justificativa plausível.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas