Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Rússia descarta enviar tropas ao Afeganistão, diz vice-chanceler

A Rússia excluiu a possibilidade de desdobrar suas forças no Afeganistão, disse nesta quarta-feira o vice-ministro de Relações Exteriores do país, Sergei Ryabkov.


Sputnik

"Acho que isso é totalmente impossível, não vemos base para estudar essa opção", declarou Ryabkov a repórteres.


Sergei Ryabkov
Sergei Ryabkov © Sputnik / Valery Melnikov

O diplomata sênior ressaltou na mesma ocasião que a Rússia "tem uma longa história de cooperação com o governo do Afeganistão no campo da segurança".

"Essa colaboração aumenta e se concentra nas áreas que nunca foram cobertas no âmbito desse tipo de cooperação", acrescentou.

O Afeganistão está passando por instabilidade devido aos ataques lançados pelo Talibã e, desde 2015, o grupo terrorista Daesh, apesar da forte presença militar dos Estados Unidos e seus aliados.

Recentemente, Moscou intermediou contatos entre autoridades afegãs e membros do Talibã, como forma de que se busque uma saída negociada para o conflito sem fim no país.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas