Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Reino Unido reforçará sua presença militar no Ártico para se opor à Rússia, diz mídia

O ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson, disse que o Reino Unido pretende reforçar a presença militar no Ártico para “proteger” o flanco norte da OTAN das ações da Rússia, segundo o diário The Telegraph.
Sputnik

Segundo o jornal, mais de 1.000 fuzileiros navais da Marinha britânica farão treinamentos anuais com colegas noruegueses no âmbito de um programa previsto para dez anos, formando no futuro próximo um novo destacamento, assinalou Williamson durante uma visita à base militar em Bardufoss, na Noruega.


O ministro britânico mencionou também que o Reino Unido enviará no próximo ano para a região do Ártico um avião de patrulha marítima Poseidon P8 para vigiar a atividade crescente dos submarinos russos.

"Queremos melhorar nossas capacidades em condições de temperaturas abaixo de zero, aprendendo com antigos aliados, tais como a Noruega, ou monitorando as ameaças submarinas com nossos aviões Poseidon. Nos manteremos atentos a novos desafios", afirmou Williamson.

O minist…

Canadá anuncia ajuda econômica à Venezuela em reunião do Grupo de Lima

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira que seu país proporcionará 53 milhões de dólares canadenses (cerca de US$ 39 milhões) de ajuda humanitária para os venezuelanos, em um discurso realizado durante a abertura da reunião de emergência do Grupo de Lima em Ottawa.


EFE

Otawa - A reunião de emergência do Grupo de Lima começou hoje com o objetivo de aumentar a pressão sobre o regime de Nicolás Maduro para que deixe o poder e consolide o apoio a Juan Guaidó, que em 23 de janeiro se proclamou presidente encarregado do país.


O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. EFE/ Andre Pichette
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. EFE/ Andre Pichette

Na abertura da reunião, o primeiro-ministro do Canadá disse que "este é um momento crucial para o povo da Venezuela" e que "agora é o momento para a transição democrática" no país.

Durante a abertura da reunião, também foi projetada uma mensagem em vídeo de Guaidó, na qual afirmou que a Venezuela "está perto de conseguir a volta da liberdade" e que é necessário que a comunidade internacional mantenha a pressão sobre o regime de Maduro.

Trudeau disse que Guaidó "mostrou grande coragem e convicção para seguir o caminho legal à democracia, como está estabelecido na Constituição venezuelana" e "deu esperança a inumeráveis pessoas no mundo todo".

O primeiro-ministro canadense acrescentou que "a Venezuela agora tem um presidente interino legítimo e um claro caminho constitucional para eleições livres e democráticas" e que a reunião do Grupo de Lima "dará uma oportunidade para discutir quais passos podem ser tomados para apoiar o processo democrático".

Também discursou o ministro das Relações Exteriores do Peru, Néstor Popolizio, que afirmou que o reconhecimento de Guaidó como presidente legítimo da Venezuela é "o começo do fim da ditadura".

A reunião de emergência do Grupo de Lima deve tratar nesta segunda-feira da atual situação política na Venezuela, medidas para ajudar economicamente o país assim como a crise humanitária e de refugiados.

Estão presentes na reunião os ministros das Relações Exteriores dos 14 países fundadores do Grupo de Lima exceto o México, que após a chegada à Presidência do país de Andrés Manuel López Obrador se distanciou do grupo na postura para a Venezuela.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Michael Pompeo, deve discursar via teleconferência desde Washington.

Também estão presentes representantes da União Europeia (UE), França, Alemanha, Holanda, Portugal, Espanha e Reino Unido, assim como Julio Borges, presidente do partido Primeiro Justiça da Venezuela e representante de Guaidó no Grupo de Lima.

Borges declarou à Agência Efe que espera que "todo o Grupo de Lima se some ao processo de ajuda humanitária e que se some com muita força em tudo o que tem a ver com o apoio a um processo eleitoral livre".

Comentários

Postagens mais visitadas