Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Como governo Trump esvaziou resolução da ONU contra estupro em guerras

A oposição do presidente americano, Donald Trump, à legalização do aborto levou ao esvaziamento de uma resolução das Nações Unidas contra o uso de violência sexual como arma de guerra.
BBC News Brasil

Os Estados Unidos retiraram todas as referências a "saúde sexual e reprodutiva" do texto, o que, na prática, reduz o peso da resolução. O documento havia sido submetido pela Alemanha ao Conselho de Segurança da ONU. Estados Unidos, China e Rússia ameaçaram vetá-lo, se fosse mantida a redação original.

O governo Trump se opôs às menções à "saúde sexual e reprodutiva" das mulheres, com o argumento de que esse termo indica apoio ao aborto. Uma versão da resolução que exclui essa frase foi aprovada por 13 votos a 0, com abstenções de Rússia e China.

O embaixador da França nas Nações Unidas, François Delattre, criticou a exclusão do trecho, dizendo que a decisão afeta a dignidade das mulheres.

"É intolerável e incompreensível que o Conselho de Segurança da ONU seja incapaz…

Chancelaria russa comenta informações sobre alegado fornecimento de sistemas S-400 ao Irã

O Irã não encomendou à Rússia os sistemas russos de defesa antiaérea S-400, declarou em entrevista à Sputnik o diretor do Departamento de Não Proliferação e Controle de Armas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Vladimir Ermakov.


Sputnik

"Para obter a resposta a essa pergunta seria melhor se dirigir ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Segundo os nossos dados, os parceiros iranianos por enquanto não fizeram pedidos quanto à venda dos sistemas S-400", anunciou Ermakov, comentando a possibilidade de intensificar as conversações entre a Rússia e o Irã nesta esfera.


Sistema de mísseis de defesa aérea S-400
S-400 Triumph © Sputnik / Vitaliy Ankov

Anteriormente, a mesma declaração fora feita pelo embaixador russo no Irã, Levan Dzhagaryan.

Entretanto, a Turquia tem a intenção firme de comprar os complexos russos de defesa antiaérea S-400, mesmo se isso significar o fim das negociações com os EUA sobre o fornecimento dos sistemas norte-americanos Patriot. Os EUA passaram meses fazendo lobby para que a Turquia abandonasse o acordo de compra dos S-400 com a Rússia.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas