Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

EUA enviam destróier ao mar Negro pela 2ª vez

O destróier norte-americano USS Donald Cook se dirigiu ao mar Negro pela segunda vez desde o início do ano, informou o site da Sexta Frota dos Estados Unidos.


Sputnik

"Cada visita aqui nos dá uma oportunidade única de cooperar com os nossos parceiros marítimos regionais", declarou o comandante Matthew Powel.


Destróier de mísseis norte-americano USS Donald Cook da classe Arleigh Burke (foto de arquivo)
USS Donald Cook | CC0 / Fotos da Marinha dos EUA

Segundo o comunicado, essa passagem reforçará a estabilidade na região. Planeja-se que o Donald Cook realize manobras conjuntas com os aliados da OTAN e outros parceiros.

Os representantes do Centro de Gerenciamento de Defesa Nacional afirmaram que os navios russos estão controlando as ações do destróier norte-americano. O controle direto é realizado pelo navio de mísseis pequeno Orekhovo-Zuevo e pelo navio de reconhecimento Ivan Khurs.

Em janeiro, o Donald Cook já tinha entrado no porto de Batumi e participado de exercícios com dois navios da Guarda Costeira da Geórgia. O acontecimento provocou uma reação negativa da parte russa.

O senador Aleksei Pushkov assinalou que tais passagens não qualquer relação com a manutenção da segurança e aconselhou os EUA a "ficarem mais longe do nosso litoral".

O deputado da Crimeia Mikhail Sheremet chamou atenção ao fato de que Washington começou a abusar do espirito pacífico e de contenção da Rússia. Ele acrescentou que a política agressiva dos EUA não pode continuar infinitamente.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas