Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Irã reafirma apoio a Nicolás Maduro e critica intervencionismo dos EUA na Venezuela

Tradicionais apoiadores do governo da Venezuela desde o governo Hugo Chávez, o Irã reafirmou hoje o reconhecimento a Nicolás Maduro como presidente do país. Apoio se deu após reunião com Carlos Alcalá Cordones, militar enviado a Teerã para costurar apoio internacional ao presidente venezuelano.


Sputnik

"Acreditamos na forte união do povo da Venezuela e ficar ao lado do governo vai neutralizar as pressões de Washington", disse Hassan Rouhani, conforme citado pela agência oficial do país. "Americanos basicamente se opõem a revoluções populares e nações independentes".


Hassan Rouhani, presidente do Irã, em discurso na 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York
Hassan Rouhani © AFP 2018/ TIMOTHY A. CLARY

Rouhani ainda classificou a intervenção dos EUA na Venezuela como algo "muito feio". Irã e Venezuela são membros da Organização do Países Exportadores de Petróleo (Opep) e possuem grande parte das reservas de petróleo do país. Anteriormente, Caracas já tinha expressado apoio ao Irã contra os EUA quando Washington decidiu reestabelecer sanções e deixar o acordo nuclear iraniano.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas