Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA: sanções contra Venezuela servem como 'alerta para atores externos, incluindo Rússia'

Na última terça-feira (17), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, culpou a Rússia e a Venezuela pela crise de refugiados observada no país latino-americano.
Sputnik

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, anunciou nesta quarta-feira (17) que os EUA estão impondo uma nova rodada de sanções contra a Venezuela, acrescentando o banco central do país à lista de restrições. 

Segundo o conselheiro de Segurança Nacional, as sanções recém-aplicadas deveriam se tornar um alerta para "todos os atores externos, inclusive a Rússia".

Desde o início da crise política na Venezuela no início deste ano, os EUA impuseram várias rodadas de sanções, visando os setores petrolífero e bancário do país, bem como indivíduos ligados às autoridades do país.

A Venezuela está sofrendo grave crise política desde janeiro. Junto com outros países ocidentais, os EUA apoiam Juan Guaidó, que se proclamou presidente interino da Venezuela. Ao mesmo tempo, Rússia, China e Turquia, entre outros…

Irã reafirma apoio a Nicolás Maduro e critica intervencionismo dos EUA na Venezuela

Tradicionais apoiadores do governo da Venezuela desde o governo Hugo Chávez, o Irã reafirmou hoje o reconhecimento a Nicolás Maduro como presidente do país. Apoio se deu após reunião com Carlos Alcalá Cordones, militar enviado a Teerã para costurar apoio internacional ao presidente venezuelano.


Sputnik

"Acreditamos na forte união do povo da Venezuela e ficar ao lado do governo vai neutralizar as pressões de Washington", disse Hassan Rouhani, conforme citado pela agência oficial do país. "Americanos basicamente se opõem a revoluções populares e nações independentes".


Hassan Rouhani, presidente do Irã, em discurso na 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York
Hassan Rouhani © AFP 2018/ TIMOTHY A. CLARY

Rouhani ainda classificou a intervenção dos EUA na Venezuela como algo "muito feio". Irã e Venezuela são membros da Organização do Países Exportadores de Petróleo (Opep) e possuem grande parte das reservas de petróleo do país. Anteriormente, Caracas já tinha expressado apoio ao Irã contra os EUA quando Washington decidiu reestabelecer sanções e deixar o acordo nuclear iraniano.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas