Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump não precisa de autorização do Congresso para declarar guerra ao Irã, diz analista

Donald Trump pode não precisar do aval do Congresso para declarar guerra contra o Irã, algo que seus conselheiros "vêm construindo discretamente" um caso em meio a sanções crescentes, informa Jonathan Allen, da NBC News.
Sputnik

O articulista afirma que os principais elementos do plano incluem ligar a al-Qaeda ao Irã para retratar a República Islâmica como uma ameaça terrorista aos EUA, "o que é exatamente o que as autoridades do governo vêm fazendo nas últimas semanas".

"Isso poderia dar a Trump a justificativa que ele precisa para combater o Irã sob a resolução de uso de força de 2001, sem aprovação do Congresso", Allen argumenta, acrescentando que o Congresso dificilmente concederá ao presidente americano "nova autoridade para atacar o Irã nas circunstâncias atuais ”.

Os comentários do autor vêm depois que o New York Times citou vários altos funcionários norte-americanos não identificados dizendo que “[o presidente Donald] Trump foi firme em dizer que…

Segredos militares de Taiwan vêm à tona graças ao Google Maps

Os mapas 3D do Google de quatro cidades da ilha de Taiwan revelaram sem querer a localização de lançadores de antimísseis, incluindo uma base de mísseis Patriot que até agora era secreta. Na sequência, as autoridades da ilha solicitaram para o Google desfocar as imagens comprometedoras.


Sputnik

Em 2012, o serviço Google Maps anunciou sua intenção de elaborar um mapa "estereofotogramétrico", bem detalhado e em três dimensões, das principais cidades do mundo. Em 13 de fevereiro de 2019, os mapas atualizados das cidades taiwanesas de Taipé, Nova Taipé, Taoyuan e Taichung foram disponibilizados ao público. Entretanto, as autoridades de Taipé perceberam rapidamente que as fotos do serviço revelavam demais.


Reprodução

Os mapas revelam várias bases de mísseis e instalações de defesa desconhecidas até agora. As imagens são tão detalhadas que é possível saber que tipo de mísseis e que veículos estão posicionados na área, incluindo a base de mísseis Patriot de Ankeng, até agora secreta, bem como uma instalação defensiva no Escritório de Segurança e no Escritório de Inteligência da ilha, de acordo com o South China Morning Post.

O Ministério da Defesa de Taiwan pediu para o Google disfarçar os mapas dos locais, segundo o ministro da Defesa, Yen Teh-Fa.


Reprodução

O ministro tentou tranquilizar o público taiwanês, apontando que "a localização da infraestrutura defensiva em tempos de paz não indica a localização dos mesmos em tempos de guerra", conforme a Agência Central de Notícias de Taiwan.

Na ilha, a lei proíbe revelar onde certas estruturas militares estão localizadas.


Reprodução

Não é a primeira vez que os segredos da ilha vêm à luz sem querer. Taipé já havia pedido à Apple em 2012 para borrar vários mapas que revelavam vários locais comprometedores, como um radar norte-americano de última geração perto da cidade de Hsinchu, capaz de detectar lançamentos de mísseis até mesmo da província chinesa de Sinkiang, no extremo mais longínquo da China.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas