Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Coreia do Norte continua enriquecendo urânio? Inteligência do Sul acredita que sim

A Coreia do Sul estima que a Coreia do Norte continua enriquecendo urânio na usina nuclear de Yongbyon, reportou a Yonhap.


Sputnik

A agência de notícias citou legisladores que haviam recentemente se reunido com o diretor sul-coreano do Serviço Nacional de Inteligência (NIS), Suh Hoon. Este informou sobre a continuação do enriquecimento de urânio na instalação em Yongbyon, que fica a cerca de 100 quilômetros da capital norte-coreana de Pyongyang, e que "inclusive operava normalmente antes mesmo da recente cimeira entre os líderes dos EUA e da Coreia do Norte.


Urânio no barril (imagem de arquivo)
CC BY 2.0 / IAEA Imagebank / Uranium Ore in Barrels (03010300)

O complexo atômico de Yongbyon inclui um reator de cinco megawatts, que foi encerrado no final de 2018 e que, aparentemente, tem estado inativo desde então, bem como instalações de reprocessamento de combustível irradiado, investigação e enriquecimento de urânio.

A segunda cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro, na cidade vietnamita de Hanói, terminou antes do previsto e sem nenhum acordo, embora os dois presidentes tenham concordado em realizar mais reuniões no futuro.

Por sua vez, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, explicou que Pyongyang não estava preparada para tomar medidas adicionais em troca da suspensão das sanções econômicas.

No dia 6 de março, o presidente dos EUA Donald Trump comunicou que ficaria desapontado se fosse confirmado que o líder norte-coreano Kim Jong-un estaria reconstruindo a base de mísseis de longo alcance Sohae, também chamada de Dongchang-ri.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas