Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Forças israelitas bombardeiam Faixa de Gaza

O ataque acontece como retaliação a um ataque com rockets que atingiu uma casa a norte de Telavive


Jornal i

As Forças de Defesa israelitas confirmaram esta segunda-feira um bombardeamento contra o Hamas, na Faixa de Gaza, como resposta a um ataque com rockets, que atingiu uma casa em Telavive, provocando sete mortos.

AFP

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tinha já prometido durante uma visita a Washington, com o objetivo de se encontrar com Donald Trump, uma respostas “com força” o ataque.

“Há alguns minutos, conclui uma chamada de atualização com o Chefe de estado, o líder da Agência de Segurança de Israel e o líder do Conselho de Segurança Nacional. Houve um ataque no Estado de Israel e vamos responder com força”, tinha referido Netanyahu.

Devido aos acontecimentos, a sua visita aos EUA será mais breve do que o previsto e deverá regressar logo após o encontro com Donald Trump, “para gerir as ações de uma forma mais próxima”.

Um jornalista da Al Jazeera, que estava presente na Faixa de Gaza, afirmou terem-se ouvido explosões, porém o salvos pareciam ter sido “campos de treino vazios associados à ala militar do Hamas”.

Smart TV LED 43” Philips Full HD 43PFG5813/78 - Conversor Digital Wi-Fi 2 HDMI 2 USB

Smart TV LED 43” Philips Full HD 43PFG5813/78 - Conversor Digital Wi-Fi 2 HDMI 2 USB

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas