Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Kim pode mudar de ideia sobre dialogar com Trump, revela diplomata norte-coreana

A vice-ministra de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choi Sun-hee, não descarta a possibilidade de que o líder norte-coreano Kim Jong-un possa mudar de ideia sobre as negociações de desnuclearização com os Estados Unidos, informou a mídia sul-coreana nesta sexta-feira.


Sputnik

Choi afirmou em uma entrevista à agência de notícias Yonhap e outros meios de comunicação sul-coreanos que ela tinha "o presidente Kim estava mudando gradualmente sua opinião" sobre manter um diálogo com Washington.


O líder norte-coreano Kim Jong-un durante seu encontro com o presidente dos EUA Donald Trump
Kim Jong-un © REUTERS / Leah Millis

A diplomata ressaltou, no entanto, que era sua opinião pessoal.

Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram na capital vietnamita, Hanói, no começo da semana, para sua segunda cúpula sobre a desnuclearização da península coreana, que terminou sem acordo.

Após a cúpula de Hanói, Trump disse que decidiu abandonar a reunião depois que o líder norte-coreano exigiu alívio total das sanções antes da desnuclearização.

Enquanto isso, o ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, declarou que após a cúpula a Coreia do Norte fez propostas realistas, incluindo o desmantelamento de seu complexo nuclear de Yongbyon, em troca de um levantamento parcial das sanções.

Os dois países deixaram em aberto a possibilidade de uma terceira cúpula, porém não há qualquer prazo para que isso ocorra no futuro.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas